?? tempo de hidratar

Temperaturas baixas, umidade e banhos mais longos e quentes contribuem para o ressecamento e envelhecimento precoce da pele

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não é porque está frio que se pode deixar de lado o ritual de hidratar a pele. Muito pelo contrário. O vento gelado e a baixa umidade no ar provocam o ressecamento do rosto e do corpo. Por isso, nesta época do ano é fundamental deixar a preguiça de lado e caprichar na hidratação destas áreas. A hidratação é importante em todas as estações, mas no inverno ela deve ser mais intensiva porque, segundo a diretora Diretora da  Knova Laser Center, Cristina Canova, no inverno a pele é atingida por variações térmicas, sendo que a umidade atmosférica fica mais baixa. “O ambiente fica mais frio e seco, a pele perde água e fica desidratada, ressecada e com descamação fina. Nessa época, é comum a pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento”, explica. De acordo com a doutora, quem tem rugas tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano porque elas aparecem mais, devido ao ressecamento natural da pele no período de frio. “O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio”, lembra. Entre os principais cuidados que devemos ter para evitar esse ressecamento, Cristina aponta a emoliência diária com um hidratante específico para o tipo de pele como a mais importante. Banhos não muito quentes também são uma recomendação para quem quer evitar a perda de oleosidade natural da pele.

A diretora ainda ressalta que as mãos, os lábios e o rosto merecem uma atenção especial nos dias frios, já que tendem a ressecar com maior frequência. “Para o rosto, cremes com ácido hialurônico são um ótima escolha. E para os lábios, hidratantes a base de manteiga de karité resultam mais eficazes. Nas mãos, manteigas por conter maior quantidade de óleo são mais indicadas nesta época”, instrui. E nada de esquecer dos cotovelos e pés que também sofrem no inverno. Cristina recomenda para o cuidado diário da pele do corpo os sabonetes “sydnet”, que não contêm cheiro e possuem ph ideal para a pele. “Água termal francesa para acalmar e evitar irritações na pele também dever ter seu uso diário neste período”, ensina.

Cuidados em todas as idades

De acordo com Cristina, os cuidados com a pele diferem conforme a idade de cada pessoa. “Na infância devemos estar atentos ao bloqueadores solares com alto fator de proteção e hidratantes em loções e sem cheiro, pois a pele do bebê é mais sensível e já possui colágeno”, explica. Já na fase adulta, é o tipo de pele que irá dizer qual o melhor produto. “Peles oleosas requerem tratamento a base de géis. Para peles mistas, loções e para pele seca, a melhor indicação são os cremes com óleos, como o de rosa mosqueta” ensina Cristina. Segundo ela, após a menopausa, o ressecamento é tão importante que as manteigas e cremes com alto teor de aquaporinas são os mais indicados.

Além de tudo isso, o uso de protetor solar segue indispensável para todas as idades, mesmo no inverno. “No inverno recebemos radiações, ainda que mínimas, de todas as fontes de luzes, como computador, luzes brancas ou amarelas de teto, radiação ultravioleta solar. Portanto,deve-se usar filtro solar diariamente no período da manhã e a tarde para prevenir câncer de pele no futuro”, alerta. A recomendação da diretora é escolher um protetor com textura leve e que não tenha brilho para que seja fácil de adaptar.

 

 

 

Gostou? Compartilhe