Para homens com estilo

A moda masculina vem ganhando cada vez mais espaço e alguns regras básicas garantem um look moderno e de acordo com a imagem que se quer passar

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A moda masculina apresenta, cada vez mais, opções para compor a imagem dos homens. Um guarda-roupas, que antes era super limitado à calça e camisa, hoje traz infinitas possibilidades para compor uma imagem pessoal que comunique e fale a seu respeito. Além disso, as regras do vestir para os homens, também, estão mais flexíveis e respeitam os desejos de cada um. Mas claro que, alguns códigos devem ser respeitados, e, algumas dicas para fazer a roupa compor uma imagem adequada sempre são bem vindas.
De acordo com a consultora de imagem Juliana Scchneider, assim como as roupas femininas, alguns truques e regrinhas podem deixar a imagem de um homem muito mais harmônica, moderna e condizente com o que ele quer comunicar.
E para os homens antenados de plantão e aproveitando que amanhã (10) é Dia dos Pais e muita gente deixou para comprar o presente na última hora, a Juliana preparou um guia básico para acertar na escolha e comprar um bom paletó, calça, camisa e gravata e arrasar no estilo.

Homens altos
- Paletós de 3 ou 4 botões; mais longos que o bumbum; com lapelas mais largas; com padronagens que evidenciam horizontalidade.
- Calças de cintura mais alta; levemente afuniladas; com barra italiana.
- Camisas com contraste de cor, tanto no punho quanto no colarinho.

Homens baixos
- Paletós de 2 ou 1 botão; sem bolsos com abas ou lapelas largas; ombreiras bem definidas e mangas de comprimento correto; tecidos leves e que evidenciem verticalidade com padrões de pequenos a médios; e nada de peças longas.
- Calças compridas sem barra italiana.
- Camisas, gravata e terno que não tenham muito contraste de cor.
- Evitar nós de gravata grande, assim como as gravatas mais largas.

Homens pesados
- Paletós de 2 ou 3 botões, de tecidos leves, sem bolsos ou lapelas grandes e com abertura lateral; As mangas devem afunilar levemente no punho, e as padronagens devem ser verticais e discretas.
- Calça deve ser usada na altura da cintura, com cintos da mesma cor e discretos.
- Optar por cores escuras e nada de muito contraste na composição do look.

Homens atléticos
- Paletó com 2 botões; ombros naturais; de tecidos leves e que não sejam acinturados; cores escuras e padronagens muito discretas.
- As calças devem estar posicionadas o mais alto possível na cintura.
- Camisas com padronagens verticais e sutis.

Homens magros
- Paletós de 3 ou 4 botões; com ombreiras definidas e lapelas que apontem para cima e bolsos com abas; de tecidos mais encorpados e com padronagens que fujam das listras verticais.
- Camisas de cores contrastantes, evitando colarinhos pontudos e padronagens verticais.
- Calças retas e sem vinco.

Regras básicas para todos os homens na hora de usar um terno

Paletó: Paletós com dois botões: Abotoe o de cima apenas.
Paletós com 3 botões: Abotoe os dois de cima.
Paletó + Camisa: As mangas da camisa devem terminar na quebra do punho, cobrindo o osso. A manga do paletó deve deixar aparecer cerca de 1cm da camisa.
Quanto mais escuro o terno, maior o nível de formalidade. Terno preto é para ser usado pelo noivo. Para outras ocasiões opte por variações.
Calças de alfaitaria: Sem pregas ou somente uma. Apesar da tendência das calças curtas, o comprimento ideal é onde a sola do sapato começa. Calças mais afuniladas podem ser um pouco mais curtas. A barra é simples para os mais modernos ou italiana para os mais conservadores.
Camisas: Optar por peças 100% algodão, sempre. As peças sem padronagens são mais formais. Com o colarinho abotoado, deve se ter o espaço de um dedo entre pescoço e peça. Além disso, a abertura do colarinho determina o nó da gravata.
Gravatas: De seda sempre são mais elegantes e adequadas. A gravata deve ficar na altura do cinto. Jamais deve ser usada dentro da calça ou solta sobre a barriga. E, a largura da gravata deve ser proporcional à largura da lapela do terno. Para os mais ousados, deixar o botão do colarinho aberto e usar uma gravata mais fina e solta está super em alta. E a marca de uma gravata está para o homem, assim como a marca de uma bolsa está para uma mulher.
Meias: Opte por meias de algodão fino ou algodão com seda, ou ainda lãs finas. As padronagens devem ser discretas ou sem nenhuma. Os contrastes devem ser evitados, use a meia da mesma cor do sapato. Mas, se você esbanja estilo, usar a meia da cor da gravata pode ficar legal.

Gostou? Compartilhe