Quem nunca teve uma azia ou aquela sensação de queimação no estômago? Toda vez que sentimos isso, a primeira coisa que fazemos é tomar um antiácido para aliviar o desconforto. O problema é que não sabemos como esses medicamentos funcionam ou como agem no estômago.
Os antiácidos são medicamentos que aumentam o pH gástrico, neutralizando o ácido clorídrico (HCl), que causa aquela sensação de queimação no estômago toda vez que comemos algo muito pesado. Ele é produzido em excesso quando um alimento muito “pesado” chega ao estômago e não há suco gástrico em grande quantidade para processá-lo.
É muito comum a automedicação no caso dos antiácidos por conta da facilidade na identificação do problema e também pela agilidade na resolução dele, mas é importante frisar que dependendo do caso a utilização do antiácido pode ocasionar mais problemas, como nos casos de úlceras.
O uso do antiácido é simples e rápido, mas uma dieta balanceada e principalmente comer devagar e sem estresse são algumas das atitudes que devem ser tomadas para que você não sofra de problemas estomacais. Vale ressaltar ainda que dores constantes de estômago precisam ser diagnosticadas por um especialista, pois o efeito do antiácido em uma ulcera, por exemplo, pode agravar ainda mais o caso e só se consegue um diagnóstico preciso realizando uma consulta médica.