O clima frio voltou e com ele as inevitáveis mudanças de hábito até mesmo nos rituais de beleza. Neste período as pessoas buscam conforto, texturas agradáveis, cores que alegrem e fragrâncias mais marcantes. Além disso, quando surge aquele evento inesperado, um convite irresistível para um jantar de última hora ou um happy hour com os amigos combinado no fim do expediente, as mulheres precisam de criatividade para estar lindas e perfumadas, mesmo depois de um dia inteiro fora de casa.
Segundo a perfumista da Natura, Veronica Kato, para esta época do ano as fragrâncias indicadas são os florais envolventes e mais sensuais. E para reaplicar a fragrância ao longo do dia, o ideal são os sprays corporais perfumados, que possuem entre 5% a 7% de concentração de óleos essenciais e podem ser usados em abundância. Os cheiros mais adocicados e encorpados possuem uma durabilidade maior por terem moléculas mais pesadas, que grudam mais na pele e consequentemente demoram mais para evaporar.
Além do cheiro, aplicar o perfume de forma correta faz a diferença. A perfumista explica que para durar mais, o segredo está no último toque: “faça um spray no ar e vá para debaixo dele, como num chuveiro. As gotas vão fixar e durar mais. Elas fixam no cabelo devido aos fios terem queratina, proteína e o toque de oleosidade. E na roupa por ser uma superfície seca”, ensina.
Dicas importantes:
1 - Os melhores lugares para se passar perfume são onde a circulação sanguínea é maior: na nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobra do braço. Evite o contato com as mucosas e os olhos.
2 - Como o perfume é um complemento, é importante não deixá-lo chamar mais a atenção que você, os frascos ajudam a orientar a quantidade da aplicação.
3 - Produtos sem válvula: uso em abundância indicados principalmente para o dia, produtos valvulados, de 2 a 3 "spreadas" no pescoço, pulso e colo.
Curiosidades sobre perfumes:
1 - O melhor lugar para guardar seus perfumes é no guarda-roupa, ou qualquer lugar escuro e fresco. O banheiro não é indicado porque a umidade e oscilações de temperatura são prejudiciais às fragrâncias.
2 - Previna a evaporação. Mantenha-os nas caixas originais e nunca deixe-os destampados por muito tempo.
3 - Em geral, a vida útil de um perfume é três anos. Com sorte, ele pode durar mais. Quando a coloração tender para o caramelo e o aroma ficar avinagrado, é hora de jogar fora.