Prenda moderna

Quem acha que vestido de prenda tem que ser colorido, com flores e babados, está muito enganado. Apesar de muito disso ainda se manter, a prenda de hoje é moderna e prática e inclui, facilmente, elementos da tradição gaúcha nos looks do dia a dia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A praticidade e o conforto que toda mulher busca na hora de se vestir para enfrentar a correria do dia a dia chegou aos Centros de Tradições Gaúchas. As prendas, que antes desfilavam seus belos, porém pesados, vestidos, hoje buscam um visual mais moderno e que sobreviva o ano inteiro.

De acordo com a proprietária da loja Guapos e Cia, Vanessa Cruz, - que vê a venda de artigos tradicionalistas aumentar em até quatro vezes em relação ao resto do ano durante a Semana Farroupilha - o perfil da prenda mudou um pouco, principalmente, devido a entrada da bombacha feminina que, pela praticidade do dia a dia e pelo custo benefício, é o que mais tem saindo na loja. Apesar disso, Vanessa garante que o tradicional – bombachas para os homens e vestidos para as prendas – ainda segue forte.

E com um novo perfil, claro que as novidades não ia deixar de aparecer. A dona da loja explica que as bombachas femininas estão vindo mais justas, com elastano e até mesmo em jeans, com tecidos coloridos, algumas com texturas e estampas diferentes. Tem até tigradas. “Sempre tem novidades e tudo está se adaptando a modernidades. Embora seja um produto tradicional, as novidades também incluem algumas tendências”, explica.

Uma das grandes responsáveis por essa modernização da prenda gaúcha é a cantora e apresentadora Shana Müller, que não dispensa as vestimentas gaúchas, mas acrescenta a elas seu toque contemporâneo. Segundo Vanessa, foi o estilo de Shana que incluiu no guarda-roupas das prendas saias, faixas e camisetes. “A loja teve que se adaptar para atender esse público que geralmente é mais jovem. Não que as pessoas mais experientes já não estejam se adaptando a esse estilo também”. Para a dona da loja o que Shana traz é um estilo mais estancieiro, porém moderno e que brinca um pouco com o estilo argentino. “Algumas das faixas que ela usa vem disso: ela fez uma mistura atualizada desses estilos que fica mais jovial. Nas saias dela não tem saias de armação, por exemplo, o que torna mais prático. As gurias também optam porque podem usar com botas de salto alto”, comenta. E o sucesso foi tanto que a cantora – que cria seus próprios figurinos – chegou a lançar uma grife própria durante a Expointer.

Para Vanessa, o mais legal de tudo é que não são peças exclusivas da Semana Farroupilha: “Os acessórios gaúchos podem ser tranquilamente adaptados para o dia a dia, desde lenços, cintos, coletes, capas e até as alpargatas que conquistaram todo mundo e vão bem com jeans ou qualquer peça”, encerra. 

Gostou? Compartilhe