O que é HPV?

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Entrevista

Medicina & Saúde – O que é HPV?
Graziela Dall Agnol – Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) é uma doença infecciosa, de transmissão frequentemente sexual que acomete preferencialmente o trato genital inferior (órgãos genitais). É a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente no mundo. A Organização Mundial da Saúde estima cerca de 30 milhões de novos casos/ano no mundo. Estima-se que as taxas de incidência de infecção para o HPV possam alcançar cerca de 30 a 40(por cento) em pacientes abaixo dos 20 anos.

Medicina & Saúde – Existe mais de um tipo de HPV?
Graziela Dall Agnol – Atualmente são conhecidos mais de 120 tipos de HPV, sendo que cerca de 36 deles podem infectar o trato genital. Os HPV estão divididos em três grupos, de acordo com o seu potencial de oncogenicidade (câncer). Os tipos de alto risco, quando associados a outros cofatores, apresentam estreita relação com o desenvolvimento do câncer de colo uterino.

Medicina & Saúde – Como a doença se manifesta?
Graziela Dall Agnol – A doença pode apresentar-se sobre 3 formas:
Clínica: é a forma evidenciável a olho nu (verruga genital, condiloma, ‘’crista de galo’’) e representa cerca de 1( por cento);
Subclínica: diagnosticada através do exame de Papanicolau (preventivo), colposcopia e biópsia do colo uterino ou regiões genitais.
Latente: diagnóstico realizado apenas por meio de estudo do DNA viral.
O período para se manifestar é extremamente variável, indo desde duas semanas até cerca de oito meses, com média de três anos. Em alguns casos, o período de latência pode chegar a anos. Pode-se afirmar que não existe câncer de colo de útero sem infecção pelo HPV.

Medicina & Saúde – É possível se prevenir? Como?
Graziela Dall Agnol – Através do uso de camisinha, realizando exames periódicos de revisão ginecológica (Papanicolau, colposcopia), tratamento adequado das lesões. Nenhum tratamento erradica o HPV, mas espera-se que a remoção das lesões resulte em diminuição do risco de transmissão do HPV, diminuindo assim o risco de desenvolver câncer de colo uterino.

Medicina & Saúde – Qual a importância de se fazer a vacina?
Graziela Dall Agnol – Estima-se que, no Brasil, uma a cada quatro mulheres seja portadora de HPV. A Anvisa aprovou o uso no país da primeira vacina contra o HPV. A droga, chamada de Gardasil, comercializada desde 2007 foi a vacina escolhida no Brasil para a prevenção contra os quatro tipos de HPV ( 6,11,16,18 ). O público alvo serão mulheres com idade entre 9 e 26 anos. O Ministério da Saúde adotou o esquema endossado pela Organização Pan-Americana de Saúde na faixa etária de 9 a 13 anos (melhor resposta imunológica). O impacto em saúde pública da adoção da vacina contra HPV será significativo e estima-se que se torne uma das medidas mais custo-efetivas dos últimos tempos.

Colaborou
Graziela Dall Agnol, ginecologista e Obstetra que atua no Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo

 

Gostou? Compartilhe