O mês será de atividades especiais no Hospital São Vicente de Paulo, onde a decoração na cor rosa deverá alertar para a comemoração do Outubro Rosa. Dentre as atividades previstas, segundo a assessoria de comunicação, estão palestras e distribuição de folderes. O foco da campanha no Hospital São Vicente este ano será a prevenção, por conta disso, as mulheres que fizerem seus exames na instituição, receberão um mimo. Também estão previstas atividades da instituição junto com os integrantes da Residência Multiprofissional de Atenção ao Câncer, da Universidade de Passo Fundo.
No Hospital da Cidade, por exemplo, várias atividades já estão marcadas. Uma delas é uma feira de saúde, que será realizada no dia 9 de outubro, nos turnos da manhã e tarde, aberta a todos os interessados em participar. A ação, segundo a enfermeira Angela Bortolini, do Serviço de Oncologia, será realizada no Espaço Multiuso do Edifício Centenário e vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 17h. A feira vai contemplar a orientações para prevenção do câncer e promoção da saúde. Outra feira, nos mesmos moldes, será realizada pela instituição no dia 19 de outubro, no Bourbon, das 14h às 17h. Ainda durante o mês de outubro, no dia 21, está previsto o lançamento do Grupo de Apoio a Pacientes com Câncer. “Estamos organizando também algumas palestras dos nossos médicos em algumas empresas, para conscientizar sobre a prevenção”, completa Angela.
Entrevista
Medicina & Saúde - Qual o objetivo da realização do Outubro Rosa ?
Luis Alberto Schlittler - O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Assim, o mês de outubro é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano. O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. O governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.
Medicina & Saúde - Qual a incidência do câncer de mama no Brasil? No RS a incidência é maior?
Luis Alberto Schlittler - O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Para o Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer no Brasil é mais frequente nas mulheres das regiões Sul e Sudeste (71 casos a cada 100 mil habitantes).