Seja por ideologia ou por opção de consumo, cada vez mais pessoas no mundo todo estão optando por uma alimentação mais restritiva, excluindo carnes e também produtos de origem ou que tenham sido testados em animais da sua dieta. O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo na quantidade de pessoas que optam por não comer carne. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2012 detectou que 9% da população brasileira é vegetariana, ou seja, aproximadamente 19 milhões de pessoas. A pesquisa, realizada no período de um ano, ouviu homens e mulheres nas capitais e regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, entre outras regiões do interior do Sudeste e Sul. Participaram pessoas de ambos os sexos, com idades entre 12 e 64 anos, de todas as classes sociais.
Vale ressaltar a diferença entre os dois grupos, vegetarianos e veganos. Vegetarianos são aquelas pessoas que excluíram as carnes de sua dieta, comendo os demais alimentos normalmente. Veganos são os que optaram por, além de excluir a carne do seu consumo, excluíram também todos os produtos de origem animal, como queijo e leite, além de produtos que foram testados em animais, como cosméticos e medicamentos.
Suplementos de vitaminas e minerais
Embora a opção individual de cada um deva ser respeitada, a nutricionista Marcella Comini alerta para as deficiências de algumas vitaminas que os optantes pelo vegetarianismo e veganismo podem sofrer. “Quando a pessoa opta por uma dieta sem carne, sem o auxílio de um profissional, podem ocorrer deficiências em alguns nutrientes principais, como: Vitamina B12, que pode ser encontrada exclusivamente em carnes, ovos, leite e seus derivados, além de outras vitaminas, essenciais para o corpo humano”, diz Marcella.
Outro fator importante na dieta dos veganos é o consumo de leite, fonte de Cálcio. “Veganos e ovo-vegetarianos devem ter atenção às quantidades ingeridas de alimentos que substituam o cálcio encontrado no leite retirado na dieta”, afirma a nutricionista. A ausência de outras vitaminas pode acarretar diversos problemas, dentre eles a anemia. Seja qual for a sua escolha, vegetariano ou vegano, o importante é obter informação sobre os alimentos e as quantidades necessárias para manter um organismo saudável.
Em relação ao uso de suplementos de vitaminas e minerais, a nutricionista indica o consumo para repor as vitaminas necessárias para o organismo e que não são obtidas na alimentação. “O prazer de comer para repor os nutrientes é a parte mais importante para o ser humano. No caso dos veganos, a suplementação de B12 é essencial. Em anemias profundas a suplementação também é indicada”, diz a nutricionista.
Dica de especialista
Veja algumas dicas da nutricionista para vegetarianos e veganos:
- Diversifique o consumo dos alimentos da sua dieta a fim de poder extrair o máximo de vitaminas possível.
- Consuma feijão branco, gergelim torrado, frutas secas, castanha, tofu e fórmulas de extrato de soja para repor Cálcio.
- Faça a ingestão de Ferro sempre junto com vitamina C (laranja, limão e abacaxi), para melhorar a absorção desse mineral.
- Para melhorar a absorção de Zinco, deixe os grãos sempre de molho de um dia para o outro antes do consumo.
- Faça a ingestão de três copos de leite por dia para suprir as necessidades de Cálcio. No caso de falta severa de Cálcio, a suplementação imediata pode ser indicada.
Vale ressaltar a diferença entre os dois grupos, vegetarianos e veganos. Vegetarianos são aquelas pessoas que excluíram as carnes de sua dieta, comendo os demais alimentos normalmente. Veganos são os que optaram por, além de excluir a carne do seu consumo, excluíram também todos os produtos de origem animal, como queijo e leite, além de produtos que foram testados em animais, como cosméticos e medicamentos