Figurinos sustentáveis

Acadêmicas do Curso de Estética e Cosmética da UPF desenvolvem projeto de sustentabilidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Materiais recicláveis são os componentes principais de roupas confeccionadas pelas alunas da disciplina de Moda, Estética e Saúde, do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os looks foram inspirados na moda hippie, rock, festa, futurista, entre outros e os figurinos estão expostos no prédio do Centro de Educação em Tecnologia (CET), no Campus I.

O projeto de sustentabilidade foi desenvolvido por cerca de 30 alunas do VI nível do curso. A coordenação é das professoras Vânia Bergonsi e Margarete Rien. No mês de setembro, os figurinos foram mostrados ao público durante a Semana Acadêmica Integrada do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPF). “Como estava trabalhando estilos de moda dos anos 1920, 1950, estilo punk, hippie, pensamos em utilizar materiais alternativos voltados para a sustentabilidade”, revelou a professora da disciplina de Moda, Estética e Saúde, Vânia Bergonsi.

A experiência surpreendeu e mostrou o conhecimento das alunas. “Elas puderam mostrar o conhecimento na arte e na estética através da realização de maquiagem e cabelo. Fizemos um entrelaçamento entre sustentabilidade, moda e beleza”, destacou Vânia.

Sacos plásticos, retalhos de tecidos, caixas de leite, sacos de batatas, folhas de árvores, CDs, canudos de plástico e papéis foram utilizados para dar forma aos sete figurinos. “Reunimos várias ideias e formamos um look hippie, anos 1970. Utilizamos retalhos com alças de lacre de latinhas para compor a blusa e um saco de adubo para fazer a saia. Sobras de couro deram origem a um cinto trançado. Pulseira de missangas e anel de saco plástico foram os acessórios”, explicou uma das alunas, Mariana Tomasetto Marcon, 20 anos.

A sustentabilidade também está em evidência na área da moda. “O caminho será reaproveitar o lixo de uma forma ou de outra, independente da área ou do setor. Sustentabilidade é uma necessidade. O nosso futuro está condenado se não repensarmos em tudo”, declarou a aluna Cristiane Schutz, 41 anos.

Confira informações sobre os figurinos:
- Figurino futurista: Vestido composto por caixas de leite, restos de tecidos e alça de crochê.
- Figurino anos 1960: Saia com saco plástico e blusa com retalhos de tecidos.
- Figurino Trash on art: Vestido feito com sacos plásticos.
- Figurino anos 1920: Vestido com tecido e canudos de plástico.
- Figurino Music Lovers: Papel, CDs e origamis.
- Figurino anos 1970: Blusa com retalhos de tecidos com alça feita com lacres de latinha, saia confeccionada com um saco de adubo, cinto com sobras de retalhos de couro.
- Figurino com folhas de árvore: Vestido com tecido, retalhos e folhas.

Gostou? Compartilhe