Como não acumular tanta papelada em casa?

Quando empilhamos a papelada, perdemos totalmente a noção de importância e prioridade do que há ali. Mas temos a agradável sensação de que arrumamos tudo, não temos?

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não adianta, volta e meia sempre acumulamos um monte de papéis pela casa. E a variedade é grande: desde documentos importantes, até notas ou contas velhas. Segundo a home organizer, Ingrid Lisboa, esse é um problema muito comum e muita, mas muita gente mesmo, guarda esse tipo de coisa em casa. E para ela, existem três regrinhas básicas que pode ajudar a evitar tanta papelada em casa. Confira:

1) Limitar a entrada de papel na sua casa - É delicioso folhear catálogos dos últimos lançamentos da moda, ou ainda de louças e toalhas de banho para a casa. Mas quanto mais cadastros fizermos em lojas, mais papel entra na nossa casa. A papelada já chega no formato de contas, multas, convites etc. Esses vão chegar, não tem jeito. Então, se pudermos ao menos evitar os catálogos (e tudo o que se pareça com eles), já ajuda muito. Assine as opções online destes catálogos – e, claro, organize-se para ler e deletar!

2) Não criar mais papel com impressões desnecessárias – Muita gente que imprime tudo o que chega por email. Normalmente fazem estas impressões por medo de que o documento ou a informação se perca no ambiente virtual – ou simplesmente desapareça de lá sem aviso prévio. E se você não tiver um bom sistema de back up isso pode realmente acontecer, mesmo que por acidente. Não somente pensando na natureza, mas também na organização do seu home office, reduza o máximo possível estas impressões. Como? 1) organizando seus arquivos com um sistema que te ajude a encontrá-los quando precisar e 2) adotando um sistema de back up confiável e eficiente.

3) Não empilhar papeis – Eis o principal responsável pela sensação de que uma mesa bagunçada está organizada: fazer pilhas de papel. Quando empilhamos a papelada, perdemos totalmente a noção de importância e prioridade do que há ali. Mas temos a agradável sensação de que arrumamos tudo, não temos? E arrumamos mesmo. Mas não organizamos. Nem descartamos. Só acumulamos. O resultado: mais papel acumulado e mais dificuldade em encontrar documentos importantes. Portanto, evite ao máximo empilhar papel.

Gostou? Compartilhe