Estas duas expressões mostram os estados diferentes que descrevem quando o corpo está formando ou diminuindo o tecido muscular.
O Catabolismo se manifesta quando o seu corpo começa a ter degeneração do tecido muscular. Toda vez que nós fadigamos os músculos através de treinamentos físicos exacerbados, maior o dano causado ao tecido muscular. Não é só o exercício físico exagerado que leva à degeneração muscular, mas, também, os maus hábitos alimentares e a falta de descanso.
Já o Anabolismo é o estado em que o corpo constrói e recompõe o tecido muscular. A boa alimentação, e quando a gente descansa, nosso corpo começa a reparar o tecido muscular danificado. Assim, podemos concluir que o corpo desenvolve a massa muscular durante o repouso, ou seja, quando dormimos.
Coloco aqui algumas dicas para ficarmos com o nosso corpo, por mais tempo em estado anabólico e ganharmos mais massa muscular. Para isso é de fundamental importância a boa alimentação.
Comermos de 3 em 3 horas é recomendação muito importante.
Quando nós ficamos muito tempo sem comer, o corpo, numa autodefesa começa a utilizar o tecido muscular como fonte de energia e aí começa estabelecer-se o catabolismo que é quando o tecido muscular se degenera. Assim, a melhor política de evitar isso é comer várias vezes ao dia, começando por um café matutino rico em proteína e carboidrato. Jamais devemos deixar de fazer bem feita a primeira refeição do dia, ou seja, o café da manhã, pois, quando acordamos nosso corpo já está há muito tempo sem receber nutrientes e por via de consequência já adentrando no catabolismo. Daí a importância de se alimentar pela manhã para entrar no estado anabólico com rapidez.
Quando formos praticar exercícios físicos não devemos ultrapassar o tempo ideal de 60 minutos. Quanto mais treinamos e forçamos nossos músculos maior a degeneração (excesso). O equilíbrio e a dosagem certa do tempo de treino são vitais para ganhar a massa muscular, eis que o treino é apenas um estímulo. Estimulados os músculos para o crescimento, não é recomendado ir além, pois, o restante do seu treino pode ser um desperdício. Quando se fica muito tempo numa academia, deve-se aumentar a intensidade dos exercícios e minimizar a duração (60 minutos é o tempo ideal). Claro que o profissional deve analisar caso a caso, avaliando a idade, sexo, saúde, etc.
Concluindo, é bom lembrar que devemos dar descanso aos músculos para que eles possam se desenvolver e recompor de forma satisfatória. Dormir 8 horas diariamente e alimentar-se adequadamente são requisitos indispensáveis para chegar ao objetivo desejado.Quando nós ficamos muito tempo sem comer, o corpo, numa autodefesa começa a utilizar o tecido muscular como fonte de energia e aí começa estabelecer-se o catabolismo que é quando o tecido muscular se degenera. Assim, a melhor política de evitar isso é comer várias vezes ao dia, começando por um café matutino rico em proteína e carboidrato