As cirurgias plásticas mais famosas são aquelas realizadas principalmente no corpo, como a lipoaspiração e o implante de silicone, porém, o universo da estética vai muito além disso. Hoje a medicina já oferece soluções para praticamente todos os incômodos físicos – inclusive procedimentos para melhorar o aspecto visual dos lábios.
Considerados pela maior parte das mulheres como um símbolo de sensualidade e beleza, os lábios recebem grande atenção de pacientes que desejam mudar de forma sutil a sua aparência.
O procedimento que melhora o aspecto visual dos lábios é chamado de queiloplastia e visa o aumento, diminuição ou correção de imperfeição nos lábios, como, por exemplo, assimetrias, sequelas decorrentes de trauma ou alterações congenitas, como o lábio leporino.
O médico Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico de Curitiba, comenta que com o passar do tempo é normal que os lábios percam volume e surjam finas rugas ao redor, principalmente em pacientes fumantes ou que se expõem exageradamente ao sol. “Nesses casos, a cirurgia mais procurada é a de aumento dos lábios, chamada de queiloplastia de aumento”, comenta.
O procedimento pode ser realizado a partir dos 18 anos de idade, porém, é a partir dos 40 anos que as mulheres mais se interessam por esse procedimento. A queiloplastia torna os lábios maiores e mais volumosos por meio do aumento do vermelhão. “O procedimento é feito com o avanço da mucosa labial, associada com enxerto de gordura”, explica Pacheco, que lembra que as rugas ao redor podem ter o aspecto melhorado com os procedimentos de dermabrasão ou peeling.
Porém, quando o objetivo do procedimento é o rejuvenescimento dos lábios, são utilizadas outras técnicas, como, por exemplo, o encurtamento do lábio superior e correção do contorno labial, conhecido também como “bardotização”, - uma referência aos lábios de Brigitte Bardot. “Quando bem executadas, essas cirurgias conferem aos lábios um aspecto natural e proporcional”, comenta Pacheco.
Esse procedimento normalmente é procurado por pessoas que sobrem de deformações labiais ou que simplesmente desejam obter um visual mais jovem. “Sua principal recomendação é para mulheres que tenham lábios muito finos e desproporcionais”, sugere o cirurgião.
Independente da escolha do procedimento, eles devem ser realizados por profissionais adequados, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e em clínicas ou hospitais conveniados. “A paciente só deve fazer qualquer procedimento depois de uma cuidadosa avaliação médica. Digo isso porque é comum vermos casos, até mesmo entre pessoas famosas, que se submetem a esses procedimentos sem ter a necessidade deles – e, algumas vezes, os resultados são pouco satisfatórios e até pioram o aspecto visual da paciente”, conclui o especialista.