Neste sábado, dia 25 de outubro, comemora-se o Dia do Dentista. Para lembrar a data e homenagear estes profissionais, o Medicina & Saúde aborda esta semana a saúde bucal e seus cuidados desde a infância. Neste assunto, procurar um especialista em odontopediatra pode ser a melhor maneira de fazer com que a criança incorpore a ida ao dentista sem medos
Para muitas pessoas ir ao dentista é sinônimo de pesadelo. Em boa parte dos casos, este sentimento acaba sendo passado de pais para filhos, pois existe quase que um temor gera na população com relação a este tema. Mas nem tudo precisam ser pedras no caminho e a criança pode ir ao dentista, desde a primeira visita, sem qualquer temor. Isso, porque existe uma especialidade dentro da odontologia que habilita os profissionais a trabalharem especificamente com o público infantil. São os odontopediatras.
Além de serem especialistas nesta área, os consultórios dos odontopediatras costumam ser mais alegres, mais coloridos e todo o instrumental é também adaptado aos pequenos. E como é tão importante que as crianças aprendam da maneira correta a importância do cuidado com a saúde bucal, vale a pena investir e procurar um bom profissional.
Entrevista
Medicina & Saúde – Por que é importante que os pais procurem um dentista especializado para cuidar da saúde bucal das crianças?
Anamaria Estacia – Os principais motivos para ir ao Odontopediatra são: a adaptação da criança no ambiente do consultório e o esclarecimento das dúvidas que surgem com o desenvolvimento dela e o consequente controle de uma dentição saudável. Com isso, desde pequena, a criança é habituada a frequentar o dentista, gosta das visitas, tornando-se habitual a realização da higiene oral da forma adequada. Os pais, que no início eram os responsáveis pela escovação e controle de dieta de seus filhos, aos poucos vão exercendo um papel secundário, uma vez que as próprias crianças vão entendendo a importância desse cuidado, e aprendem a cuidarem-se sozinhas. A confiança gerada entre o Odontopediatra e a família auxilia muito, se por algum motivo for necessária a realização de algum procedimento, uma vez que o elo de confiança já está estabelecido anteriormente.