De bem com o calor

Aposte em tecidos naturais e modelagens amplas para manter a elegância e não sofrer com o calor

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O verão ainda não começou oficialmente, mas na última semana o calor deu as caras por aqui e tivemos um gostinho do que promete ser a próxima estação. E vamos combinar, ninguém merece passar aquele calor no verão, não é mesmo? E como nem todo mundo pode passar as tardes de calor em casa ou curtindo uma piscina, afinal, trabalho e aulas não param no verão, para enfrentar as temperaturas altas é fundamental apostar em peças de roupas que sejam, ao mesmo tempo estilosas e confortáveis.

Na era de escolher as peças, a consultora de moda, Jéssica Fogolari, explica que o ideal é optar por tecido de fibras naturais como o algodão, o linho e a seda que além de transmitirem uma sensação de frescor maior, aparentam ser mais elegantes e duram mais. Claro que nem todo mundo pode ter o guarda-roupa inteira com peças nesses tecidos, mas algumas peças básicas podem salvar do calor. “Regatas de algodão podem ser usadas por baixo de outra peça sintética, por exemplo. Essa é uma grande sacada para gastar pouco e continuar usando as mesmas roupas sem aumentar tanto a temperatura do corpo”, ensina Jéssica.

Outra forma de se manter fresquinha neste verão é escolhendo a modelagem certa. De acordo com a consultora, as blusas no estilo ciganinha estão super na moda e não é à toa. “Os seus ombros de fora fazem com que essa área ventile muito mais e transpire menos embaixo do braço, fazendo com que não fique aquela mancha de suor desconfortável na blusa”, lembra. Saias e vestidos longos também são uma boa pedida, se tiverem fendas, melhor ainda, porque facilita a ventilação. O tecido perfeito para essas peças é a viscolycra, que além de leve e confortável é bem agradável ao toque.

Outra tendência que promete dominar o verão e que já podemos ver circulando pelas ruas, segundo Jéssica, são os macacões e macaquinhos. Longo ou curto, esse estilo de roupa é muito prático para trabalhar ou se divertir. “O tecido ideal para eles é a viscose que, apesar de ser uma fibra sintética, usa um elemento natural como base, que é a celulose. Esse tecido absorve a umidade e facilita a transpiração, por isso são ótimos para os calor. Mas atenção, ele amassa e amarrota com facilidade, por isso ferro na mão”, comenta.

Para quem busca um look de trabalho mais fresh e com ótimo caimento, a dica é apostar em blazers de linho com uma regata de seda ou vicose por baixo e uma saia lápis feita de sarja com bastante elastano. “Pode apostar também no tecido crepe que compõe looks bem elegantes, seguidos de camisas, saias e vestidos feitos da mesma composição”, ensina Jéssica.

“A renda também pode ser considerada um tecido para o calor, principalmente quando combinada com outro de composição natural”, comenta a consultora. Mas é preciso cuidado para evitar forros muito quente e rendados muito grosso. O ideal são tecidos mais finos.  

Gostou? Compartilhe