Durante as festas de fim de ano, as tentações à mesa aumentam. As ceias de Natal, por exemplo, são fartas e, muitas vezes, podem conter alimentos ricos em sal e bebidas alcoólicas. Mas esses produtos em excesso representam grande risco à saúde, principalmente para aquelas que sofrem de hipertensão. A dica é do médico do Instituto Nacional de Cardiologia, vinculado ao Ministério da Saúde, Marcelo Assad: "Que tenha a preocupação com relação a alimentos mais salgados. A gente lembra que o bacalhau é um prato habitual nessas comemorações de final de ano e ter aqueles cuidados mínimos para tentar desalgá-lo o máximo possível para evitar uma retenção na pressão arterial. O outro aspecto importante são as bebidas alcoólicas. Lembrar que o excesso delas contribui para o aumento da pressão arterial também."
A médica veterinária, Michelle Gomes, é hipertensa. Ela conta que sempre fica atenta aos alimentos que consome e durante as ceias de fim de ano não é diferente: "Em relação às comidas de ceia, quando eu percebo que está muito salgado, eu não como. Na minha família muita gente tem também pressão alta, então, geralmente, onde eu passo o Natal são lugares em que as pessoas também se preocupam com isso, não tem um alimento muito salgado. Bacalhau, geralmente, minha mãe evita."
A orientação do cardiologista, Marcelo Assad, é para que as pessoas prefiram alimentos naturais, como castanhas, frutas e saladas para manter a saúde do coração, durante as festas de fim de ano.