Salve Jorge! Ogum iê!

2015 será o ano do Orixá mais guerreiro e do santo mais popular do Brasil: Ogum ou São Jorge entra com a espada em punho

Por
· 5 min de leitura
Carlos Magno faz previsões do ano novo para O Nacional, há mais de 30 anosCarlos Magno faz previsões do ano novo para O Nacional, há mais de 30 anos
Carlos Magno faz previsões do ano novo para O Nacional, há mais de 30 anos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Se o ano de 2014 regido por Xapanã prevaleceu a máxima aqui se faz, aqui se paga, preparem-se porque 2015 entra sob o domínio do mais guerreiro de todos os Orixás: Ogum, que no sincretismo religioso é São Jorge, o santo popular mais querido dos brasileiros. É a ele que recorremos nos momentos mais difíceis da vida e para ele buscamos as soluções das demandas mais complicadas. O guerreiro implacável, Deus do ferro, protetor dos trabalhadores, comanda seu exército nas guerras mais sangrentas em busca de conquistas. Será um ano de batalhas e vitorias. Na crença dos cultos Afros, Ogum regerá o ano ao lado de Iansã (Santa Bárbara), a deusa do movimento, das tempestades, raios e trovões, e Ossain, deus da saúde, da cura, da estética. No sincretismo religioso, Ossain não tem uma figura de santo para ser representado, mas nos cultos Afros aparece como um boneco de madeira sem uma das pernas.

Para o espiritualista, embaixador dos cultos Afros em Portugal, país onde mantém residência fixa, Carlos Magno Berra, 2015 será um ano de muitas lutas e conquistas. Um ano de movimentos, propício para tocar projetos adiante, de muito trabalho, com sede de vitória, com energias vibrantes. Ano para recomeçar projetos parados, de arregaçar as mangas e seguir em frente. Se as pessoas souberem aproveitar este momento de vibração intensa para o bem, terão resultados positivos incontestáveis. Para tanto, ele aconselha manter-se fiel ao seu trabalho ou profissão para que esta energia o auxilie a prosperar. As terminologias que definem os Orixás: guerreiro, movimento e saúde, podem ser transformadas em conquistas. Devemos estar atentos, também, porque o ambiente é propício para desencadear relacionamentos extraconjugais. “A fidelidade estará na balança”, diz Magno. Também será um ano onde a irritabilidade e a tendência a agressividade estarão mais evidente. Por isso, o conselho é para que tenhamos calma antes de qualquer decisão.
Na esteira destes significados, os búzios de Pai Magno de Oxalá indicam que o ano de 2015 será de dificuldades para o Brasil, especialmente no primeiro semestre, mas que, por conta das características dos Orixás que o regerão, sociedade não ficará parada e vai reagir para que as coisas mudem. Movimento e manifestações nas ruas pedindo um governo melhor serão comuns no decorrer do ano. “Apesar das dificuldades que virão pela frente, como Ogum é um guerreiro, ele não vai deixar que as pessoas fiquem paradas, vai lhes mostrar o caminho, dando-lhes forças para alcançar a luz no fim do túnel”, completa.

No governo federal
Por conta destas características, será um ano difícil para a Presidente Dilma Roussef, que entra no segundo mandato. Mas, conforme Magno, um ano também que vai dar o tom da marca da presidente. A pressão que virá das ruas serão bem recebidas pelo Palácio do Planalto que, de certa forma, está preparado para colocar em prática as mudanças que a população vai exigir. Magno diz que a presidente Dilma deve ter em mente que a população não vai esperar quatro anos para estas mudanças: quer agora. A presidente terá tendência de preencher cargos de confiança com pessoas mais técnicas do que políticas. De outra parte continuará enfrentando as denuncias de corrupção no governo. “Será um ano para colocar as coisa à limpo”, completa.

No governo do Estado
O novo governador do Estado, José Ivo Sartori, vai enfrentar a oposição petista logo de cara e uma certa dificuldade no andamento dos projetos que dependam do governo federal. Isso por conta da disputa política já estabelecida. “Sartori estará as voltas em brigas e um início de governo complicado. Ele terá que montar seu exército ou equipe de trabalho que tenha condições de enfrentar esta situação ao lado dele. As boas escolhas definirão o seu desempenho”, disse o espiritualista.

Na Assembleia
A força dos parlamentares, que representam Passo Fundo na Assembleia Legislativa, Juliano Roso, PCdoB, e Diogenes Basegio, PDT, estará na união dos dois quando a demanda trouxer benefício para o município e para o Estado, segundo aconselham os búzios de Pai Magno. Os mandatos não serão fáceis e os dois enfrentarão cobranças pertinentes a cada um.

Na administração municipal
O prefeito Luciano Azevedo terá, em 2015, segundo indicam os búzios, a oportunidade de efetivar projetos importantes, abrindo espaço para o desenvolvimento do município e para garantir um bom final de governo.

Beto Albuquerque
Os búzios de Carlos Magno indicam que o passo-fundense Beto Albuquerque colherá os frutos da grande experiência política vivida em 2014 como candidato a vice-presidência da República. “Ele vai se destacar no cenário nacional com um grande líder e estará à frente de um exército que vai lutar contra situações impostas pelo governo”.

Saúde
2015 promete ser um ano de mais investimentos na área da saúde por parte dos governos. O setor será tratado com outros olhos pelos governantes, conforme Magno. Será um ano, também, para que as pessoas se preocupem mais com o próprio bem estar, aliviando o estresse, fazendo mais atividades físicas, buscando o conforto, mais consciência com o corpo e evitando as situações que nos fazem mal. Será propício para confraternizar mais. “Procure se dar mais, se permita mais”, aconselha o espiritualista.

O clima
Um ser humano consciente não precisaria ser lembrado da importância de se cuidar do meio em que vivemos. Pois como Iansã, deusa do movimento, ventos, tempestades, raios e trovões, também estará na regência do ano, há uma indicação para um maior número de temporais no decorrer do ano. No entanto, as chuvas serão adequadas para a agricultura. O ano será de terra fértil na maior parte do país, especialmente no Rio Grande do Sul. Como reflexo do desempenho das lavouras, o comércio terá seu melhor momento a partir do segundo semestre do ano. Haverá uma reclamação dos consumidores quanto a preços e nos primeiros meses do ano as vendas não serão satisfatórias.

 

Profissões e atividades em alta no ano de São Jorge
Ferreiro
Marceneiro
Construção Civil
Policiais
Forças Armadas
Ano para comprar a casa própria

Cores para entrar o ano de pé direito
Azul royal e vermelho – São Jorge
Marrom e Branco – Iansã
Verde e Amarelo – Ossain
Branco – universal

Banho de defesa e descarrego – São Jorge
Macere espada de São Jorge, alevante e arruda com água fria. Coe e utilize o banho da cabeça para baixo, depois do banho de higiene. Acenda uma vela branca e faça isso dentro de uma bacia e o líquido do banho espiritual deve ser jogado na natureza, de preferência em frente da casa.

Banho da sorte e do amor – Iansã
Pétalas de rosas branca e vermelha, duas colheres de mel, gotas de perfume. Acenda uma vela marrom e branca. Depois do banho de higiene, tome o banho da sorte a partir do pescoço e dentro de uma bacia. A água deve ser jogada na natureza em frente de casa.


Sorte na Mesa
Quer entrar o ano atraindo as boas energias dos Orixás, então não deixe de levar à mesa da ceia do final do ano alguns destes alimentos:
Frutas
Abacaxi, Laranja, Maçã, Mamão, Melão, Banana nanica, Abacate, Ameixa, Kiwi e Pera.
Doces
Mousse de maracujá, quindim, doce de pêra, torta de maça, mousse de kiwi.
Flores
Rosas vermelha e branca, cravos vermelhos ou crisântemo pintados de azul e verde.

 

 

 

Gostou? Compartilhe