Rinite alérgica é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Mas, assim como outras doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, ela pode ser controlada para que o paciente viva com saúde e conforto. Além disso, acredita-se que as crises alérgicas possam se tornar mais raras com a idade.
O tempo seco contribui para o aparecimento de crises e agrava o problema. É possível prevenir as crises tomando medicação constantemente. Entretanto, mais importantes que os remédios são os cuidados com a higienização do ambiente, para evitar poeira, fungos e ácaros. No quarto de dormir, por exemplo, a atenção deve ser redobrada. É melhor optar por edredom, no lugar do cobertor, pois acumula menos poeira.
Trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana também é essencial, já que a sujeira do próprio corpo pode atrair os ácaros – existe um tipo deles que se alimenta da pele morta que soltamos durante a noite. Se a causa da alergia for o tempo seco, um umidificador de ar ajuda na hora de dormir. Na ausência do aparelho, uma toalha molhada ou um recipiente cheio d’água ao lado da cama conseguem efeito parecido.