Um dos elementos mais importantes para fazer o corpo funcionar bem são as fibras.Fim de ano é época de se deliciar com pratos pesados e nem sempre tão saudáveis. Peru e chester são aves magras, frutas são ótimas para a saúde, porém a combinação inclui maionese, rabanada, panetone, tender, bebidas alcoólicas e tudo o mais de destaque nas ceias de Natal e Ano-novo. Agoral, é hora então de desintoxicar
"É importante ter disciplina na alimentação". O alerta é da nutricionista Tatiane Basso. Respeitar os horários, as porções e a qualidade dos alimentos escolhidos, ressalta a profissional que lembra que: "o equilíbrio é fundamental". Essa dica vale ouro, especialmente nesta época, em que as festas de final de ano são um verdadeiro festival gastronômico na casa da maioria das famílias brasileiras. Mas mesmo para quem exagerou, sem pânico, o momento é de reparação e recolocação do organismo em ordem, para começar o ano bastante saudável.
Para cumprir com essa intenção, da alimentação saudável, Tatiane dá a seguinte dica: "comece o dia com um bom café da manhã, isso lhe ajudará a manter o controle ao longo do dia. Escolha frutas, cereais integrais como aveia, granola e algum laticínio como queijo branco ou iogurte. No almoço e no janatar monte o seu prato com 50% legumes e verduras, preferencialmente temperadas com azeite de oliva, limão, evitando a adição do sal e molhos industrializados. Acrescente ao prato uma fonte de carboidrato, preferencialmente na versão integral, como por exemplo, arroz, macarrão ou tubérculos como batata e mandioca cozida. Outro componente do prato no almoço é a proteína, sendo tanto de origem vegetal (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) como de origem animal (carne bovina magra, peixe, frango ou ovos). Para os lanches opte pelas frutas da época como também pelas frutas secas (ameixa preta sem caroço, damasco) e as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas). Lembre-se que estas são dicas gerais, a alimentação é algo individualizado, devendo sempre respeitar hábitos culturais, socioeconômicos e necessidades específicas de acordo com a fase da vida, prática de atividade física, intolerâncias, alergias ou patologias".
Entrevista
Medicina & Saúde - Depois das festas de final de ano em que a grande maioria das pessoas acaba comendo em exagero, qual a recomendação para colocar o organismo em dia?
Tatiane Basso - A idéia nunca é uma alimentação extremamente exagerada, mesmo nestas datas. É claro que podemos comer as preparações servidas no natal e ano novo sem culpa, mas é preciso que se tenha moderação para evitar o ganho de peso e principalmente problemas de saúde como mal-estar, náuseas, dor de cabeça, problemas gastro intestinais. Isso porque os alimentos gordurosos típicos dessa época fazem com que a digestão demore mais para acontecer, nos dando a sensação de distensão e mal estar gástrico. Há sempre maneiras para que possamos nos comportar de maneira adequada e aproveitar ao máximo a presençca dos amigos e familiares.
Medicina & Saúde – E se o exagero na alimentação não “puder” ser evitado?
Tatiane Basso - Caso não consiga o controle alimentar e os axageros acontecerem, o ideal no dia seguinte é uma alimentação fracionada, mais leve, baseada em frutas, verduras e legumes, oleaginosas, leguminosas, carnes brancas e bastante líquidos. Abuse do consumo de água, tembém vale o consumo de água de coco e sucos naturais, sem açúcar adicionais. Não é indicado uma alimentação restrita, pois os extremos de exagero e escasses são ainda mais prejudiciais para o organismo.
Medicina & Saúde - Os famosos sucos detox são indicados neste momento?
Tatiane Basso - O suco pode ser indicado para ajudar na hidratação e consumo de vitaminas e minerais pois os ingredientes presentes nestes sucos como, frutas, vegetais, farelos integrais, são indicados para uma dieta leve e balanceada. O que não seria indicado é ficar somente na ingestão de sucos detox durante todo o dia. Como disse anteriormente, equilíbrio entre porções é mais válido neste momento.