Estudos clínicos para o câncer : o que são ?

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Aos poucos se percebe o aumento na procura de informações dos pacientes que lutam contra o câncer sobre os estudos clínicos existentes em todo o mundo. Estudos que investigam a saúde dos seres humanos seguindo um protocolo pré-definido e onde os participantes recebem um tratamento novo.

Em oncologia, novas fórmulas são avaliadas em pacientes com câncer para aumentar possibilidades de cura ou sobrevida.
No Brasil, aproximadamente 780 estudos estão em andamento ou já terminaram, de acordo com o site americano Clinicaltrials.gov. Essa página na Internet é a única usada hoje pelos pesquisadores para obter informações sobre estudos no planeta. No mundo, já é muito mais evidente a adesão de novos pacientes nos estudos. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse número chega a 25 mil. E isso não significa que são apenas os norte-americanos que utilizam desse serviço. Hoje, pessoas de todo o planeta podem participar dos estudos clínicos sem custo no tratamento, apenas com o deslocamento. Com isso, os participantes desempenham um papel mais ativo na sua própria saúde, tem acesso a tratamentos de novas pesquisas antes que eles estejam amplamente disponíveis no mercado, ajudam os outros pacientes e contribuem para a futuro da medicina e o desenvolvimento de ciência.

Os estudos clínicos são realizados em fases que tem finalidades diferentes e a cada avanço, um maior número de pessoas recebe o medicamento em estudo. Assim é possível confirmar sua eficácia e segurança.

Para realizar as pesquisas é necessário contar com a confiança dos pacientes. A escolha de participar é uma decisão pessoal, mas a equipe do estudo está sempre pronta para fornecer instruções específicas sobre o protocolo de estudo. Em Passo Fundo - RS, neste momento existem estudos sendo desenvolvidos no Centro de Pesquisas em Oncologia – CITO / HC, que é pioneiro na região. São pesquisas nas áreas do câncer de mama,de câncer de pulmão, próstata, linfomas, anemia e muitos outros. Uma equipe de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais multidisciplinares realizam esse trabalho, o qual possui como prioridade o acompanhamento da saúde do paciente durante todo o tratamento.

Para fazer parte dos estudos, os pacientes precisam obedecer alguns critérios, que buscam resultados confiáveis e são baseados em fatores como idade, sexo, tipo e estágio da doença na história de tratamento anterior, e outras condições médicas. É importante lembrar que os critérios de inclusão e exclusão não são usados para rejeitar as pessoas, mas para identificar os participantes adequados e mantê-los seguros.

No decorrer dos anos, a resistência dos pacientes e dos familiares dá lugar a confiança nos profissionais envolvidos e nos resultados obtidos. Os avanços na medicina são grandes nos últimos anos e isso fortalece a esperança, a superação e a solução na luta contra o câncer.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (54) 2103 3490.

Gostou? Compartilhe