Além de ser usado para levantar casas e fazer pisos o concreto pode decorar as residências com muito charme. Seja como blocos prontos ou usando moldes, o material considerado rústico pode ficar bem interessante misturado a elementos mais sofisticados. E o melhor é que o bloco ou tijolo de concreto pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais de construção por um preço acessível, além de poder ser reaproveitado de obras e reformas.
De acordo com a arquiteta Graciele Sandri, o visual rústico ajuda a decorar ambientes internos e externos com originalidade, passando bem longe da simplicidade. “Seu formato vazado permite criações diferentes. As peças são perfeitas para virar vasos ou mesmo móveis. Para um visual mais industrial, basta empilhá-los – mas você pode também pintar para dar um toque de cor”, ensina. Para ela, para usá-lo no interior da casa é preciso boas doses de ousadia e desprendimento. “Isso porque ele não tem acabamento, sua superfície é áspera e seu visual é extremamente rústico. Na cor cinza ele é ótimo para fazer um contraste com outros elementos da decoração, dando uma quebrada no padrão e criando uma riqueza de cores e texturas nos ambientes”, explica Graciele.
Quer mais dicas? Confira:
Dentro de casa:
Na sala os blocos de concreto podem ser usados como mesas de centro ou apoio. Para este uso, você pode procurar blocos diferentes e dar um tom mais agradável ao ambiente da sala da estar. Os vãos são perfeitos para guardar controles remotos, jornais e revistas. O reaproveitamento dá um toque de descontração a decoração.
Para os apaixonados por vinhos, uma ideia bacana é substituir a sua adega tradicional por uma adega feita por blocos de concreto. Sempre clássico e elegante, estas peças combinam muito para guardar os vinhos num lugar mais compacto.
Na cozinha, os blocos de concreto podem ser usados como blocos de mesa. Em um ambiente clean, minimalista e moderno, os blocos caem como uma luva.
No quarto, o sofá cama é uma solução descontraída e funcional para decorar o ambiente. Os nichos dos blocos podem servir para organizar os pares de sapato e otimizam o espaço do ambiente, além de deixá-lo ainda mais bonito e descontraído.
Agora se a intenção é fazer uma divisória de ambientes, os blocos de concreto além de conseguirem esse resultado, funcionam como estante. Em cada nicho dos tijolos, livros, revistas, acessórios decorativos e vários outros objetos ganharam espaço e organização, além de ficarem expostos fazendo parte da composição.
Na área externa:
Na sua varanda, intercale os blocos de concreto com prateleiras de madeira, transformando-os em aparador para vasos e plantas. Ocupam pouco espaço e ainda criam um visual bem especial para a área externa.
Agora para fazer um jardim vertical com os blocos de concreto, encoste-os sob um muro ou parede, os blocos empilhados e virados funcionam como vasos.
Outra ideia para sua área externa, é utilizar os blocos como pés para um sofá. Para apoio do colchão utilize a madeira que se encaixa no vazado do bloco.