Quando o assunto é alimentação, nada de deixar para cuidar disso depois, pois o consumo de alimentos está diretamente ligado com o aparecimento (ou não) de diversas doenças. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) dão conta de que a obesidade está relacionada com diversos fatores, tais como hábitos alimentares e prática de atividades físicas. E a obesidade está entre os principais fatores de risco para inúmeras cardiopatias, por exemplo. Então, que tal começar a pensar nisso a partir de agora e já incentivar seus filhos a terem uma alimentação saudável em casa e no lanche da escola?
Com o início das aulas, os estudantes deparam com a tentação dos lanches fritos, salgadinhos e doces vendidos nas cantinas de algumas escolas. Há colégios que proíbem a venda desses alimentos, mas onde ainda é permitido a orientação aos pais é que os lanches preparados em casa podem ser a saída para manter a alimentação saudável de crianças e adolescentes.
A nutricionista e professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília Raquel Botelho dá dicas aos pais sobre os alimentos que devem ser evitados e o que é recomendável para o lanche. Na lista do que deve ser evitado estão os alimentos ricos em açúcares, gordura e sódio, como biscoitos recheados, doces, refrigerantes e salgadinhos industrializados. “Esses salgadinhos são riquíssimos em sódio, e as crianças estão consumindo muito sódio e ficando hipertensas cedo. Deixe esses alimentos para um momento de festa, de fim de semana.”
Item comum na lancheiras das crianças, os sucos de caixinha também não são uma boa opção, pois podem ter mais açúcar que os refrigerantes. Eles podem ser substituídos por água de coco e sucos naturais. As frutas são boas alternativas para levar à escola. Além da fruta, é interessante incluir comidas que garantam energia, como sanduíches naturais, pão e torradas com queijo magro, geleia ou requeijão. Com a correria do dia a dia, o comum é que os pais não tenham tempo para preparar lanches, e o mais prático é recorrer aos industrializados. Nesse caso, a nutricionistas ressalta que é importante procurar produtos naturais, sucos e geleias sem açúcar, biscoitos integrais e ficar atento aos rótulos para verificar a quantidade de açúcar e gordura.
Os pais que mantêm conta na cantina, ou compram tickets mensalmente, podem se informar sobre o que é vendido para orientar os filhos no consumo e até combinar o que será fornecido ao estudante. Para ajudar a quebrar a resistência ao consumo de alimentos saudáveis, a nutricionista Raquel Botelho sugere que os pais negociem com os filhos um dia da semana para que levem o que quiserem para a escola ou comprem lanche na cantina. “Se nos outros dias a criança vai ter uma alimentação mais saudável, ela vai ver que algumas coisas não valem a pena ou vai passar a não gostar, porque vamos adaptando nosso paladar.”
Lanches saudáveis
Confira as dicas da nutricionista Natasha Cibelle Rodegheri, que atua na área de Nutrição Maternoinfantil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)
Para termos uma alimentação que promova qualidade de vida e evite doenças devemos apenas fazer lanches saudáveis? Não! Nós devemos ter uma alimentação completa e balanceada ao longo de todo o dia, toda a semana, todo o mês, enfim, devemos adquirir hábitos saudáveis de alimentação e de vida.
Lanche da manhã: geralmente o lanche da manhã deve ser o mais leve, pois temos menos tempo entre o café da manhã e o almoço. Alguns exemplos de lanches para o turno da manhã são frutas variadas, frutas secas, oleaginosas, iogurte. Para quem acorda cedo e realiza o café da manhã mais cedo precisa de um lanche mais reforçado.
Lanche da tarde: entre o almoço e o jantar temos mais tempo e a fome tende a ser maior, por isso opte por lanches mais caprichados. Lembre-se que se o período entre o almoço e o jantar for maior que cinco horas, o ideal é fazer 2 lanches pequenos. Exemplos: sanduíche integral, vitamina de leite com fruta, iogurte com cereais ou frutas, biscoito ou torradinhas integrais com requeijão light ou patê de ricota.
Sanduíche: para montar um sanduíche completo, opte por um tipo de pão integral (sírio, francês, forma), um tipo de proteína magra (peito de frango desfiado, atum, carne moída), saladas variadas (alface, rúcula, tomate, cebola, cenoura, beterraba) e queijo magro (cottage, ricota, minas light, mussarela light). DICA: para crianças, faça sanduíches coloridos e atrativos (exemplo: frango desfiado misturado com requeijão light e beterraba ralada).
Fruta e iogurte: mamão picado com iogurte natural; manga com iogurte grego zero; banana picada com iogurte sabor morango, iogurte com coco ralado sem açúcar, iogurte com damasco e ameixas picadas.
Fruta e cereal: mamão papaia com granola; banana com canela e quinoa em flocos; abacate com cacau em pó e aveia.
Iogurte com oleaginosas (castanhas, amêndoas, macadâmia)
Vitamina: leite semidesnatado liquidificado com fruta da preferência (manga, banana, maçã, mamão). Pode adicionar canela ou cacau em pó e algum cereal (linhaça, aveia, quinoa).
Bolo integral de frutas
Nosso corpo apenas reage ao tratamento que recebe!