Cinco novos genéricos, ainda inéditos no país, obtiveram registro da Anvisa. Com isso, pacientes e médicos passam a contar com opções terapêuticas a um custo reduzido, já que os medicamentos entrarão no mercado com preço pelo menos 35% inferior ao valor de tabela do referência.
Os produtos são cloridrato de moxifloxacino, ciclesonida, baclofeno, dienogeste e pitavastatina. Genéricos inéditos são medicamentos que substituem os produtos de referência em um mercado onde até então não havia concorrentes deste tipo. A Anvisa tem dado prioridade ao registro de genéricos inéditos, pois a entrada desses produtos no mercado significa um aumento real na oferta de opções e na queda de preços provocada pela concorrência.
Manaus tem primeira fábrica
A NOVAMED/EMS é primeira fábrica de medicamentos instalada na Zona Franca de Manaus. A construção da unidade, que faz parte do grupo farmacêutico brasileiro EMS, contou com o financiamento de R$ 260 milhões do Programa BNDES de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (BNDES Profarma). O investimento total na construção foi de R$ 385 milhões. A expectativa é que a unidade industrial produza cerca de 1,5 bilhão de comprimidos genéricos ao mês.
A fábrica faz parte da política de promoção do desenvolvimento da indústria da saúde no Brasil, cujo responsável é o Ministério da Saúde. Por meio dessa política, o Governo Federal atrai e promove investimentos produtivos para o país, além de ampliar a capacidade de produção de todos os tipos de medicamentos.
A Novamed prevê a criação de aproximadamente 500 empregos diretos e 2.000 indiretos, com benefícios econômicos e sociais para a Região Norte. A planta inaugurada tem três andares, 30 mil m2 e conta com um moderno processo de separação e pesagem automática de materiais, que permite a ampliação significativa da produção de comprimidos, chegando a triplicar a capacidade produtiva atual.