A chegada do outono favorece doenças respiratórias

O clima pode interferir na saúde ao deixar as vias respiratórias mais desidratadas do que o normal, facilitando a entrada de vírus e bactérias nocivos

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A estação do Outono e com a chegada do clima seco e frio ocorre uma incidência maior de doenças respiratórias. Neste período do ano as pessoas ficam mais suscetíveis a contaminação por viroses respiratórias. O clima pode interferir na saúde ao deixar as vias respiratórias mais desidratadas do que o normal, facilitando a entrada de vírus e bactérias nocivos. A professora da Escola de Medicina da Imed, Dra. Janaína Pilau, explica alguns cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio por essas doenças respiratórias.

Quais são as principais doenças que se agravam no outono/inverno?
Janaína Pilau: Nos meses de outono/inverno aumenta a incidência de doenças respiratórias em geral, como as gripes, rinoviroses, sinusites, pneumonias, crises de asma e descompensação da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 

O que pode ser feito para amenizar e consequentemente evitar essas doenças?
JP: Medidas gerais de higienização das mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e depois lavar as mãos, ventilar os ambientes, usar lenços de papel no lugar de lenços de pano, fazer a vacina da gripe.

Quais cuidados devemos tomar no ambiente de trabalho?
JP: Ventilar o ambiente de trabalho e higienizar as mãos. E as pessoas que estão com doenças infecciosas deveriam manter-se afastadas e/ou redobrar os cuidados de higiene das mãos.

 

Gostou? Compartilhe