Já deve ter virado hábito: você sai para fazer compras, entra em uma loja de maquiagens, encontra muitas novidades, cores e texturas diferentes e leva um monte de produtos para casa. Muitos você nem sabe se vai usar, mas é sempre bom ter opções, certo? O problema, é que esquecer esses produtos na gaveta pode gerar alguns incômodos, afinal, assim como qualquer outro produto, maquiagens também têm uma data de validade que deve ser respeitada ou as consequências não serão nada bacanas.
O primeiro passo, de acordo com a maquiadora Thaís Michel Fuga, é cuidar a forma como você guarda seus produtos. “É muito importante que o produto seja guardado em local seco e com temperatura ambiente, de preferência em armários e gavetas, longe da luz”, ensina. Para não se perder nas datas de validade, a dica é colar um adesivo com a data que ele vai vencer ou com a data que você abriu o produto. “Ficar de olho também na textura, cor e cheiro do produto ajuda muito, porque se você não cuidar direitinho do seu cosmético ele pode ficar estranho antes da data de validade e aí o ideal é parar de usar mesmo”, alerta a maquiadora.
Mas você sabe porque usar produtos vencidos ou mesmo de má qualidade pode pôr em risco a sua saúde? “O uso desses produtos pode causar alergias, dermatites, infecções e muitos outros problemas. O uso de lápis, sombra ou rímel pode causar até conjuntivite bacteriana. Produtos de má qualidade que não são devidamente testados também podem causar irritação, alergia e até acne”, explica Thaís.
Sinais de que é hora de jogar o produto no lixo
Fique atento! Algumas mudanças de odor, consistência e cor do produto denunciam que ele deve ir para o lixo. O pó compacto pode craquelar, o lápis pode ressecar, produtos líquidos podem ficar bifásicos (quando os componentes se separam) e o hidratante pode oxidar, adquirindo um tom amarelado.
Fique atento aos principais riscos de usar produtos vencidos:
Lábios
As principais consequências são infecções fúngicas, como candidíase ou até bacteriana. A dica é utilizar os dedos para aplicar o produto, e quando começar a cheirar mal é hora de jogar fora. O prazo médio de produtos como batons e gloss varia de seis meses a um ano.
Olhos
Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo. Portanto, cosméticos repletos de substâncias potencialmente irritantes, como talco, podem causar problemas. As sombras, por exemplo, podem causar alergias e até conjuntivite. As máscaras de cílios devem ser substituídas a cada três meses. O rímel pode não apenas vencer e causar infecções nos olhos, mas também ressecar a pálpebra.
Rosto
Entre os maiores problemas encontrados em produtos para tratamento faciais estão os conservantes parabeno e a base de formaldeído. Ambos são conhecidos por causar dermatite de contato na pele e sabe-se que o segundo possui ação cancerígena, presente em pequenas amostras em conservantes. Depois de seis meses de uso, bases podem causar alergias e vermelhidão de pele. Blush vencido também é um risco para a pele, causando dermatite de contato fúngica ou bacteriana. Lavar corretamente o pincel de blush manterá sempre o produto fresco por mais tempo.