No período certo

Temperaturas mais baixas aumentam a procura por tratamentos estéticos, entre eles, a depilação a laser

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chegada das temperaturas mais baixas faz aumentar a procura por tratamentos estéticos, especialmente aqueles que usam métodos com fases mais prolongadas de aplicação. Para estar com o corpo e a pele desejados no próximo verão, mulheres e homens sabem que precisam iniciar agora seus esforços. E entre os tratamentos mais procurados nessa época, está a depilação a laser. De acordo com o biomédico, Ricardo Cardoso, a chegada do outono é ideal para o paciente que deseja realizar um tratamento de depilação a laser. “O sol mais ameno diminui os riscos de manchar as peles mais sensíveis. Além de tratamentos a laser, o período também é de realização de peelings químicos”, explica.

Ainda segundo Cardoso, existe uma oferta muito grande de equipamentos de lases disponíveis no mercado. “Na hora de escolher qual a tecnologia ideal para determinado paciente, devemos ter atenção do fototipo de pele do paiente (a caracterização da pele quanto sua coloração e reação à exposição solar) e a coloração do pelo”, lembra, Entre os equipamentos mais eficientes do mercado atual estão os que possuem laser de Diodo, que, como explica o médico, emitem um feixe de luz vermelha o qual tem afinidade com a melanina presente no pelo escuro, atingindo o bulbo capilar e destruindo-o. Já a fotodepilação, a famosa luz intensa pulsada, emite um feixe de luz com diferentes cores de baixa intensidade, que têm efeito de enfraquecer e debilitar o pelo e bulbo capilar, mas não têm a capacidade real de destruir as células germinativas da raiz dos fios. “Nesse caso, a necessidade de manutenção nas áreas já depiladas é bem maior do que com o laser de diodo”, destaca Cardoso.

Apesar de parecer mágico, é preciso ficar atento a alguns cuidados antes de optar por esse método de depilação, afinal, o uso inadequado do equipamento, ou até mesmo equipamento desregulado e sem manutenção podem causar queimaduras graves. “O tratamento é individual e o paciente precisa ser avaliado”, alerta. Além disso, existem contra-indicações do método para gestantes, pacientes bronzeados e portadores de marca-passo.

Eles também podem

Quando falamos em depilação a laser masculina, logo pensamos em partes do corpo como costas, peitoral e até mesmo axilas, porém, já não é novidade que os homens buscam, cada vez mais, métodos para remover também os pelos de região íntima, por motivos de higiene pessoal, estética ou até mesmo para agradar seus parceiros.

Estima-se um crescimento de 40% da procura masculina por tratamentos estéticos, destacando o aumento da procura pela depilação a laser - em diversas regiões do corpo - incluindo a região íntima (pelos pubianos). Essa procura aumenta principalmente pouco antes ou durante o verão, época em que o corpo sofre mais com os efeitos do calor.

O que antes era uma restrição (fazer tratamentos a laser no verão), agora já é possível! Isso devido à constante busca por novas tecnologias feita pelo mercado da beleza, dermatologia e estética, que hoje já oferece lasers modernos e seguros que podem ser aplicados no verão com total segurança e eficácia.

A segurança é um fator importante na hora de escolher o método da depilação, isso porque alguns procedimentos não são recomendados para serem realizados na região íntima, como é o caso da lâmina que além de perigoso, é um procedimento onde os pelos são apenas cortados e podem resultar em alergia. Outros métodos como a cera quente ou o uso de lasers tradicionais, também não são recomendados por especialistas, pois são extremamente dolorosos e podem queimar (como resultado de uma aplicação incorreta).

A depilação a laser da barba também está entre as preferidas e segundo Ricardo Cardoso, pode ser feita de forma total ou parcial. “A parcial pode ser feita na região desejada, geralmente na parte inferior. As vantagens são uma pele lisa, livre de pelos e a diminuição da foliculite (infecção dos folículos pilosos caracterizada por pequenas bolinhas vermelhas com pus)”, comenta.

Esfoliação com Gomagem e Peeling ajudam a evitar foliculite 

Para que a depilação tenha um resultado excelente – independente do método escolhido - tomar alguns cuidados antes do procedimento podem ajudar a evitar foliculites e também a melhorar o aspecto escuro de axilas e virilha. Segundo Fernanda Ribeiro, fundadora da By Pello – Depilação e Bronzeamento, a esfoliação com gomagem e peeling ajudam a limpar profundamente os excessos sebáceos e células mortas.

“Sempre sugerimos que os clientes faça uma esfoliação com gomagem e peelling de laranja para renovar as células que, naturalmente, descamam e se depositam sobre a pele. Além de retirar as células mortas, a esfoliação ajudará na remoção de pelos encravados, deixando a pele mais lisinha. Já o peeling, auxiliará também na melhora do aspecto escuro de axilas e virilha”, explica.

Outro cuidado importante para quem optar pelos métodos de depilação tradicionais é só fazê-la em locais com ceras e materiais 100% descartáveis e kits individuais. “Depilar, esfoliar e hidratar são cuidados estéticos, mas que interferem na saúde se não for feitos em locais adequados”, comenta Fernanda.

 

Gostou? Compartilhe