Uma das coisas boas da reciclagem é que podemos transformar todo ambiente a nossa volta de forma criativa e com o uso de técnicas simples, baratas, e que dão uma enorme satisfação após o resultado final.
Hoje as dicas são modelos de estantes, nichos e prateleiras. De acordo com a arquiteta Graciele Sandri, eles podem mudar a decoração da sua residência. “São móveis que utilizamos em nosso dia a dia para guardar objetos de vários tamanhos como livros, ferramentas e televisores, de forma prática e muito organizada. Se adaptam a qualquer cômodo da casa, como o quarto das crianças ou até mesmo o banheiro - que fica muito mais elegante com o uso de nichos”, comenta. As estantes e nichos também podem servir para guardar peças decorativas e assim, deixar cada um dos ambientes da casa com uma decoração especial e muito criativa.
Confira as dicas:
As estantes podem ser lúdicas, coloridas, multifuncionais, recicláveis e o que mais você imaginar. Feitas a partir do reaproveitamento dos caixotes de madeira - que podem ser usados na cor natural ou pintados na cor que você deseja - ou até mesmo de PVC, trazendo um resultado exuberante. Para sair do convencional, a ideia é transformar aquela velha escada de madeira como matéria-prima para uma estante, basta lixar a peça muito e pintar. Quando secar, a escada estará pronta para guardar, livros revistas e enfeites.
Nichos
Práticos e que se adaptam a qualquer lugar, os nichos são ótimos para lugares pequenos ou apenas para dar um toque especial/discreto à decoração do ambiente. Podem ser feitos a partir do reaproveitamento de latas de tinta fixadas na parede. Se preferir nichos menores, invista nas latas de alumínio que podem ser pintadas ou “forradas” com tecido ou papel, dando um acabamento fica mais delicado. Outra ideia é nichos feitos a partir de barris, cortados em “fatias” e fixados na parede . Em banheiros organizam toalhas, papel higiênico e compõem a decoração do ambiente.
Prateleiras
Prateleiras são sempre muito uteis em qualquer ambiente e não precisam ser apenas de MDF presas com mão francesa. Elas podem sim ser diferentes e criativas. Para prateleiras mais rusticas, uma opção é aproveitar a madeira e usá-la de forma bruta sem grandes tratamentos. Também uma excelente e elegante prateleira pode ser constituída por dois skates, um trabalho simples de efetuar. Uma ideia muito interessante para o quarto dos mais pequenos. Aqui as escadas também podem se transformar em prateleiras. Basta fixar na parede e colocar tabuas entre os degraus. Se preferir também pode deixar a escada solta. .