O Pilates e o emagrecimento

Pilates ajuda a melhorar a respiração, a dormir melhor e a prevenir doenças

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando se trata do Pilates, uma modalidade muito utilizada para quem quer obter uma postura melhor, muitas pessoas olham com desconfiança quando escutam que ele ajuda seus praticantes também a emagrecer. Na verdade, estes são apenas dois dos muitos benefícios desta técnica, que ajuda a melhorar a respiração, a dormir melhor e a prevenir doenças.

Apesar do que se pode pensar, o Pilates é extremamente eficaz no emagrecimento. Segundo a fisioterapeuta Carla Tissiane Silva, atuante em São José dos Pinhais/PR, essas dúvidas vêm do pensamento de que os exercícios que emagrecem são apenas aqueles de alta intensidade, o que leva essas pessoas a pensarem que a aula de Pilates consome poucas calorias. "O Pilates é um exercício anaeróbico, que utiliza uma energia que independe do uso de oxigênio, assim como a musculação. Assim, ele promove uma total mudança no condicionamento físico, na consciência corporal, e até mesmo no estilo de vida do praticante, se tornando um ótimo aliado na busca pela perda de peso", conta Carla.

De acordo com a profissional, que possui formação em RPG e no método Pilates, e, atualmente, está se especializando em Osteopatia e é mestranda em Atividade Física e Saúde, o Pilates contribui para o emagrecimento de três maneiras principais. Primeiramente, aumentando a massa muscular, controlando a ansiedade traduzida muitas vezes em compulsão alimentar e, por fim, acelerando seu metabolismo, que pode aumentar a capacidade do corpo de gastar calorias. "Por ser um exercício que trabalha corpo e mente de maneira unificada, o Pilates ajuda a controlar a ansiedade, a grande inimiga de quem quer emagrecer", afirma.

Ela finaliza, dizendo que uma única aula de Pilates de nível avançado pode queimar 500 calorias, ajudando a substituir a gordura por massa corporal magra, modelando o corpo e corrigindo a postura. "O Pilates agrega tudo que tem de melhor no quesito saúde, abordando características personalizadas para o indivíduo além dos exercícios tradicionais, e é isso que faz essa modalidade excelente para todas as faixas etárias", conclui a profissional.

Colaborou
Carla Tissiane Silva, fisioterapeuta

 

Gostou? Compartilhe