Cuidados com a saúde do idoso são abordados no HSVP

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 O número de pessoas com idade de 60 anos ou mais continua aumentando gradativamente. Os idosos, que em 1991 representavam 7,3% da população, em 2025 irão representar 15%, conforme apontam os estudos. Estes números significam que cada vez mais é preciso pensar e promover a saúde do idoso, que tem suas peculiaridades. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, um dos setores que mais atendem os idosos é a Hemodinâmica, que cuida da parte cardíaca, vascular e cerebral dos pacientes. Em função disso e pensando na atenção especial que esses pacientes merecem, os residentes da Residência Multiprofissional Integrada, da Saúde do Idoso, do HSVP, desenvolvida em parceria com a Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal de Passo Fundo, juntamente com o Enfermeiro Cleverson Barbieri promoveram um treinamento para os funcionários do setor da Hemodinâmica, sobre Cuidados com o paciente idoso.

Com uma abordagem multiprofissional, os residentes e o enfermeiro trouxeram informações importantes para a rotina do dia a dia dos funcionários que cuidam dos idosos. Entre os assuntos que foram abordados estavam a parada cardíaca, entubação, cuidados gerais com o idoso, cuidado com a pele, aumento do número do idosos, as particularidades do idoso dentro do sistema de saúde e a segurança com o paciente. “O paciente idoso possui várias peculiaridades e por isso precisamos entendê-las para prestar um melhor atendimento. O adulto enfrenta a internação de uma maneira mais tranquila e o idoso não. Para eles é um momento de estresse, de insegurança, então eles precisam de um cuidado diferenciado”, pontuam os profissionais ressaltando ainda que o cuidado deve ser feito de forma interdisciplinar, o que facilita e melhora o atendimento a esses pacientes.

Além dos cuidados diferenciados no hospital, em casa, o idoso também precisa de atenção, principalmente nesta época do ano. Conforme os residentes, no inverno, o risco dos problemas respiratórios aumenta. “Manter uma boa alimentação, estimular a ingestão de água, ministrar corretamente as medicações, seguir as orientações dos médicos, verificar a pressão arterial com frequência, mantê-los bem agasalhados e evitar que saiam em dias muito frios, são alguns cuidados que ajudam no cuidado da saúde do idoso”, orientam.

Gostou? Compartilhe