A importância da qualidade de vida no trabalho foi o tema abordado no treinamento realizado nesta segunda-feira (29), para as equipes do faturamento e contabilidade do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Sair da rotina e refletir sobre o significado de se ter atitudes que beneficiam a saúde é o objetivo das fisioterapeutas Ana Cristina Oliveira Doring e Graziela Silva Vieira, que atuam no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do HSVP.
Ao identificar as necessidades específicas de cada atividade laboral no ambiente hospitalar, as fisioterapeutas reúnem os profissionais que atuam em diversas áreas e promovem o treinamento como forma de transmitir informações e motivar as pessoas para cuidados com a postura, prevenção de acidentes de trabalho e orientações gerais para se obter bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Os profissionais das áreas administrativas apresentam uma postura mais estática, por isso, eles precisam de movimentos para corrigir sua postura. “Observamos que os funcionários dos setores administrativos acabam acumulando o peso na cervical e lombar, então para minimizar esse impacto realizamos a ginástica laboral. Com movimentos direcionados ajudamos a prevenir tendinites e incentivamos a correção de posturas que não estressam tanto a cervical e a lombar”, afirmam Ana Cristina e Graziela.
Segundo elas, a ginástica laboral possibilita que os funcionários cuidem de sua saúde durante a rotina do trabalho. “A ginástica laboral exercita a mente, o corpo e estimula a qualidade de vida. É fácil, rápida, prática, barata e previne problemas de saúde”. Atualmente, funcionários de 104 setores do HSVP realizam a ginástica laboral, de 7 a 12 minutos, durante duas ou três vezes por semana. A qualidade de vida, na percepção das fisioterapeutas, é algo modificável de pessoa para pessoa. “Todos somos responsáveis pela prevenção e segurança diária, então podemos incluir cuidados em nossa rotina de trabalho”, orientam Ana Cristina e Graziela, ao salientarem que antes de introduzir atividade física é importante conhecer os limites de cada um para superá-los, visando alcançar os objetivos tanto no trabalho como na vida pessoal.
Benefícios da ginástica laboral:
- melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;
- realização de exercícios característicos preparatórios, compensatórios e relaxantes no corpo humano;
- possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico;
- promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho e reduz a sensação de fadiga no final do dia.
Qualidade de vida no trabalho
· 1 min de leitura