A escarlatina é uma doença infecciosa aguda causada pelo estreptococo. Pode ocorrer ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente em escolares entre 5 e 18 anos, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. É rara no lactente, provavelmente devido à transferência de anticorpos maternos. Acomete igualmente ambos os sexos
Vermelhidão pelo corpo, escamação na pele e alteração na cor da língua. Estas são algumas das características da escarlatina que, pode apresentar febre e vômito, muitas vezes pode ser confundida com outras doenças. Apesar de pouco comentada, a doença é um tanto comum entre as crianças. Trata-se de uma doença infecciosa aguda causada pelo estreptococo. Pode ocorrer ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente em escolares entre 5 e 18 anos, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. É rara no lactente, provavelmente devido à transferência de anticorpos maternos. Acomete igualmente ambos os sexos.
Poeira, roupas, utensílios contaminados, entre outros, não têm importância significativa na transmissão. O período de incubação da escarlatina é de 2 a 5 dias, sendo discutível a transmissão nessa fase da doença. A transmissão tem seu início junto com os primeiros sintomas. Nos casos não tratados e sem complicações dura de 10 a 21 dias. Nos adequadamente tratados, até 24 horas do início do tratamento. Para que ocorra a doença é necessário que o indivíduo infectado não tenha imunidade contra o estreptococo. Nos primeiros dias, a língua se reveste de uma camada branca, com papilas protuberantes que se tornam edemaciadas e avermelhadas. Após um ou dois dias a camada branca se descama, ressaltando as papilas hipertrofiadas e avermelhadas (língua em framboesa). A erupção de pele surge tipicamente após 12 a 48 horas, manifestando-se como um exantema micropapular, iniciando-se no peito e expandindo-se para o tronco, pescoço e membros, poupando as palmas das mãos e as plantas dos pés. A apresentação clássica da escarlatina é incomum em pacientes com menos de 3 anos de idade, que geralmente apresentam quadros atípicos, com sinais e sintomas inespecíficos, como febre baixa, irritabilidade, anorexia e adenite cervical. A doença ocorre mais comumente em associação com a faringite e raramente com piodermite ou ferida cirúrgica ou traumática infectada.
Tratamento
O tratamento pode ser iniciado até oito dias após o início do quadro, e as penicilinas continuam sendo o tratamento de escolha para a escarlatina. Devem ser usadas, a menos que o paciente seja alérgico.
Medicina & Saúde – Como se desencadeia a escarlatina?
Alessandra do Amaral Belina - A escarlatina é uma doença bacteriana, causada pelo estreptococo beta hemolítico do grupo A. Para ocorrer a escarlatina é preciso que o individuo infectado não tenha imunidade bacteriana contra esta bactéria.