Recentemente foi lançada no Brasil uma campanha intitulada “Por Mais Tempo” com a proposta de discutir a realidade das mulheres em nosso país com câncer de mama metastático. O câncer de mama representa 22% dos novos casos de câncer a cada ano. No mundo, a cada hora, seis novos casos são diagnosticados. Cerca de um quarto das mulheres diagnosticadas têm menos de 50 anos. Só no Brasil são esperados 57 mil novos casos de câncer de mama em 2015, segundo dados do INCA. Em Passo Fundo, por caracterizar-se como pólo de atendimento na região, são registrados pelo menos 5 casos novos por semana. Dentre as pessoas atendidas pelo SUS com a doença, 50% descobrem em estágio avançado. Em todo o mundo, 30% dos casos de câncer de mama evoluem para estágio metastático, ou seja, quando o tumor atinge outros órgãos do corpo. Algumas mulheres já são diagnosticadas com câncer de mama metastático, no entanto, o mais comum é que a metástase ocorra meses ou anos após a paciente identificar e tratar o câncer de mama inicial. Dados revelados pela campanha mostram, porém, que metade dos brasileiros desconhecem a fase mais avançada da doença e não sabem da existência de tratamentos conhecidos como terapias-alvo, que em um subtipo de câncer de mama conhecido como Her-2 tornam possível atacar especificamente as células tumorais impedindo a progressão da doença, proporcionando mais tempo e qualidade de vida às pacientes.
A iniciativa, apoiada por entidades médicas, ONGs e indústria farmacêutica, visa disseminar informação e sobretudo expandir o acesso aos novos tratamentos. Para ampliar o debate e envolver a sociedade, a campanha permite a participação em uma petição online, que pode ser acessada no site www.pormaistempo.com.br, para solicitar ao Ministério da Saúde a incorporação de tratamentos mais adequados para o câncer de mama metastático no SUS. Participe!
Rodrigo Ughini Villarroel é oncologista do Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica (CITO), coordenador médico do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade de PassoFundo.