Moda em todas as idades

Montar looks estilosos para quem já passou dos 60 pode ser um desafio, mas com algumas dicas e um pouco de criativade, dá para desfilar muita beleza por aí

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando se fala em moda, a regra é que ela seja democrática. Isso significa que tanto jovens com seus 20 anos, como senhoras que já passaram dos 60, podem adequar as tendências ao seu estilo e desfilar bons looks por aí. Na prática, entretanto, nem sempre mulheres que já estão em uma fase madura da vida, têm tanta tranquilidade par montar seu guarda-roupa, afinal, chega uma hora que nem tudo é apropriado e cai bem.

Isso, pelo contrário, não quer dizer que depois dos 50 ou 60 anos, a mulher deve deixar de se preocupar com o que veste. De acordo com a consultora de moda e blogueira, Gisiele Baschera, com o passar dos anos a mulher não precisa deixar de ser elegante, ao contrário, deve buscar peças que favoreçam o seu corpo e tragam um visual moderno. “Parece que não, mas a moda também é feita para as moças de 50, 60, 70 anos...E não significa usar roupas básicas e sem graça, cada idade tem a sua beleza e suas vantagens”, explica. Para Gisiele, o ideal é investir em peças clássicas, mas sem esquecer que alguns cuidados a mais são importantes.

Sempre elegantes

Segundo a consultora, o decote não necessariamente está ligado à idade, já o comprimento das peças sim. Ele deve abaixar com o passar dos anos. Dos 40 anos em diante, é indicado o comprimento acima dos joelhos, seja para vestidos, bermudas ou saias. “Esqueça as peças que acabam no meio das coxas: não favorecem a maioria das mulheres e não são elegantes”, ensina. O ideal também é evitar tecidos justos ou peças com muito elastano, que marcam demais e não favorecem o corpo. No lugar deles, vale apostar no bom e velho jeans, com modelagens tradicionais, na sarja e no linho.

Quando o assunto é cor e estampa, Gisiele destaca que não é necessário abandonar nenhum deles com o passar da idade, desde que sejam combinadas com peças clássicas, como uma calça de alfaiataria, por exemplo.

Nos pés, opte por sapatos mais baixos, como sapatilhas. Se você não abre mão de um saltinho, escolhe opções com saltos bloco, aquele mais grosso, que trazem mais conforto no dia a dia. Os saltos mais altos ficam para a noite e para as ocasiões mais formais.

Agora, se a ideia é deixar o look ainda mais moderno, invista em acessórios. “Eles são os “must have” da produção!”, destaca Gisiele. Ao contrário de roupas e calçados em que nem todas as tendências são indicadas, nos acessórios vale tudo. Aposte em colares ou maxi colares, bolsas coloridas, brincos (de preferência junto à orelha), echarpes e lenços. “Se você usa óculos, invista em uma armação mais moderna, ou até mesmo colorida e estampada. Esqueça aquele modelo sem graça e procure um que se adeque ao seu rosto”, finaliza. 

Gostou? Compartilhe