Trabalhos científicos são apresentados em Congresso Nacional

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Realizado no Rio de Janeiro, o VII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Hospitalar recebeu profissionais de todo o país para apresentar as novas tecnologias que podem ser utilizadas pelos profissionais da área, além de fortalecer as discussões sobre a fonoaudiologia hospitalar e o papel do fonoaudiólogo nas instituições de saúde “o fonoaudiólogo hospitalar se envolve na detecção de problemas fonoaudiológicos do recém-nascido ao adulto (idoso), e adaptação de via oral, desde o diagnóstico a evolução do paciente.” explica a fonoaudióloga do HC, Angélica Savoldi.

Entre os trabalhos selecionados para apresentação no congresso, estavam quatro pesquisas científicas desenvolvidas pelo Setor de Fonoaudiologia do HC, em parceria com os acadêmicos do curso de Fonoaudiologia da UPF. Os trabalhos apresentaram dados referentes a atendimentos de disfagia provocados por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e índices relativos à realização do Teste da Linguinha, a partir do mês de dezembro de 2014 – quando a legislação que regula a obrigatoriedade do teste entrou em vigor – a março de 2015. Para a fonoaudióloga o desenvolvimento de trabalhos científicos na área da saúde é fundamental para os avanços no tratamento “pra demonstrar a importância da atuação fonoaudiológica através de números a serem apresentados para a comunidade acadêmica e população em geral. É importante para manter-se atualizado e auxiliar na escolha das melhores condutas” lembra Angélica.

O Setor de Fonoaudiologia do Hospital da Cidade atende pacientes da região norte gaúcha e oeste de Santa Catarina, além de realizar vários exames de diagnóstico e acompanhamento, entre eles, Audiometria, Triagem Auditiva Neonatal e Avaliação e terapia da disfagia.

Gostou? Compartilhe