Uma opção para sair do sedentarismo

Alguns estudos demonstram que o exercício físico e alongamentos são considerados como tratamentos não medicamentosos para prevenir e tratar 44 doenças, incluindo quatro tipos de câncer. A realização do alongamento é simples e leva em torno de sete a 12 minutos

Por
· 2 min de leitura
Fisioterapeutas destacam que o alongamento ajuda a diminuir o stressFisioterapeutas destacam que o alongamento ajuda a diminuir o stress
Fisioterapeutas destacam que o alongamento ajuda a diminuir o stress
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O corpo humano precisa estar em equilíbrio, se o físico e a mente estão bem, temos saúde e qualidade de vida. Para que isso aconteça precisamos de boa alimentação, prática de exercícios físicos, menos stress entre outro fatores. Porém, os dias agitados e cada vez mais a falta de tempo fazem com que deixemos de lado a boa alimentação e as atividades físicas. Mas, segundo as Fisioterapeutas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, Graziela Silva Vieira e Ana Cristina Doring, existe uma boa opção para diminuir os efeitos da falta de exercícios e o stress, a prática diária dos alongamentos.

Quando acordamos ou no decorrer do dia, os alongamentos são uma forma rápida e prática de introduzir os exercícios no dia dia. Conforme as fisioterapeutas, durante um alongamento simples é liberado um hormônio muito importante, a endorfina, que gera bem estar e conforto. Além disso a principal função dos alongamentos é prevenir dor, lesões, contusões e proporcionar uma funcionalidade natural das estruturas do corpo e da mente. “Reduzir tensões musculares, normalizar e aumentar a amplitude articular e muscular, proporcionar uma ativação das estruturas antes de realizar um exercício físico e após, reduzir a tensão nos grupos musculares mais exigidos, prevenir problemas posturais, reduzir o stress, melhorar a circulação sanguínea, auxiliar na socialização do trabalho em equipe e também da disposição e organização das tarefas, são alguns dos benefícios dos alongamentos, que também são um incentivo ao combate do sedentarismo e um dos fatores para se alcançar qualidade de vida”, enfatizam.

Alguns estudos demonstram que o exercício físico e alongamentos são considerados como tratamentos não medicamentosos para prevenir e tratar 44 doenças, incluindo quatro tipos de câncer. A realização do alongamento é simples e leva em torno de sete a 12 minutos. Graziela e Ana explicam alguns passos importantes na hora da prática, como “manter a respiração tranquila e profunda sem interrupções, manter um movimento simétrico e indolor e realizar o movimento por um período de 15 a 30 segundos”. Além disso, as fisioterapeutas destacam que o alongamento é um tipo de exercício que pode ser feito por qualquer pessoa independente da idade ou da flexibilidade que o corpo tenha.

Para quem pretende começar a se alongar ou exercitar, as fisioterapeutas salientam que um exercício físico entra na rotina das pessoas quando é implantado com prazer, seja em poucos minutos, ou durante um robbie, individual, em família ou entre amigos. “O que todos precisam criar é uma motivação para realizar as atividades. O sedentarismo está entre os fatores modificáveis para se produzir saúde, depende da atitude de cada um querer ter mais saúde e qualidade de vida”.

Gostou? Compartilhe