Saúde e bem estar

Estudo demonstra que atividade física na adolescência diminui as chances de câncer.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um grande estudo publicado recentemente demonstrou que praticar esforços físicos na adolescência um adolescente está associado com um risco reduzido de câncer e mortalidade por qualquer causa, independentemente do nível de exercício atingido. Pesquisas anteriores indicaram que uma vida saudável pode ter amplas benefícios para a saúde.

Em particular, o risco de os homens com alta aptidão cardiorrespiratória (aqueles que fazem exercícios constantemente) tiveram 55% menos probabilidade de desenvolver câncer de pulmão e 44% menos probabilidade de desenvolver câncer colorretal do que os homens com baixa aptidão cardiorrespiratória.

De acordo com a pesquisa, é muito importante que os pesquisadores trabalhem para a compreensão do impacto de longo prazo de fatores de estilo de vida modificáveis, tais como o exercício físico durante a adolescência. Investigação nesta área pode ter implicações na saúde pública para a prevenção de doenças ao longo da vida, ela explica.

Para o estudo, os dados foram obtidos a partir Estudo das Mulheres de Xangai Saúde (SWHS), um estudo prospectivo de base populacional que se seguiu em torno de 75 mil mulheres em Xangai, na China, desde 1996, registrando causas específicas de morte e a incidência de novos casos de câncer.

Uma vida saudável com exercícios físicos regulares e uma dieta balanceada é fundamental para a prevenção de vários tipos de tumores malignos e também para que tenhamos um índice cada vez menor de doenças do coração e cérebro.

Nicolas Lazaretti é oncologista do Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica (CITO); Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Gostou? Compartilhe