O mioma é um tumor benigno, que atinge geralmente mulheres entre 30 e 50 anos e o principal sintoma é o aumento do fluxo menstrual. O especialista em reprodução humana e professor da UFRGS, João Sabino da Cunha Filho alerta que dependendo da localização, o mioma pode diminuir as chances de engravidar.
Conforme Sabino não existe uma estatística para provar o quanto um mioma atrapalha uma gravidez, mas se o casal está tentando ter filho há mais de um ano e a mulher tem um ou mais miomas, é preciso buscar a ajuda de um especialista. Ele ressalta ainda que mulheres com histórico de perdas devem ficar atentas, pois alguns miomas aumentam o risco de aborto nos três primeiros meses de gestação.
"A relação do mioma com a dificuldade de engravidar depende muito do local em que está instalado no útero. Os submucosos, por exemplo, se desenvolvem dentro da cavidade uterina e podem ser responsáveis por abortos espontâneos", explica. Existem situações em que a retirada cirúrgica do mioma não é indicada e é preciso recorrer à fertilização in vitro. "Quando a paciente possui múltiplos miomas e já foi submetida a procedimentos mal sucedidos, a probabilidade de o embrião fixar no útero é muito pequena", destaca. Neste caso, conforme o especialista, o ideal é optar pelo útero de substituição.