Primeiros registros

Tendência entre as mamães, os ensaios Newborn devem ser feitos seguindo alguns cuidados

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Moda entre mamães e papais, que querem eternizar o momento em que os filhos são recém-nascidos, os ensaios fotográficos conhecidos como newborn têm sido cada vez mais procurados. A técnica, muito popular em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Austrália ainda é muito nova no Brasil, e consiste em uma sessão de fotos na qual a criança é fotografada no seu primeiro mês de vida. Os ensaios podem ser realizados em estúdios devidamente preparados para receber estes pequenos clientes ou na própria residência da família.

Fotógrafa há 15 anos, Fer Passamani trabalha há 5 com o Newborn e faz parte da Associação Brasileira de Fotógrafos de Bebês Recém-nascidos, a ABFRN. Segundo ela, nos últimos anos a técnica virou uma febre entre os pais. Para a fotógrafa, mais do estudar apenas fotografia, o Newborn exige do fotógrafo muito conhecimento a respeito da própria criança. “Não é estudar só a fotografia, tem que estudar o bebê, conversar com os pais, com pediatras, com psicólogos, porque é um momento muito delicado para os pais”, conta. Fer, que para aprender a técnica realizou inúmeros cursos, inclusive no Estados Unidos, conta que o maior aprendizado do Newborn se dá dentro do estúdio. “Todo dia a gente aprende uma coisa nova, a gente faz vários cursos, tem várias técnicas, mas nada como estar dentro do estúdio para saber como é. Nenhum bebê é igual ao outro e o fotógrafo precisa saber trabalhar com eles, saber quais as necessidades do recém-nascido”, comenta.

O ideal, de acordo com as recomendações da ABFRN é que os pais escolham entre o quinto e 14º dia de vida, quando os bebês são mais maleáveis, apresentam sono profundo e as cólicas ainda não afetam o descanso dos pequeninos.Os ensaios duram, em média de três a quatro horas, dependendo do fotografo e das pausas necessárias para o bebê mamar ou trocar as fraldas.

 

Cuidados essenciais

Apesar de resultar em belos registros do seu bebê, a fotógrafa alerta para os cuidados que devem ser tomados antes de fazer o ensaio. “A imunidade dos bebês ainda é baixa, ele recém saíram do hospital, muitos que eu recebo às vezes nem fizeram as vacinas, então tem uma série de cuidados que tem que ter, tem que ter o conhecimento porque o que você tem ali é muito precioso”, lembra.

Entre os cuidados que os pais devem observar está a temperatura do estúdio que deve estar entre 26 e 30 graus. Além disso, o local, os cestos, acessórios e equipamentos devem estar devidamente limpos e as mãos de quem estiver trabalhando com a criança necessitam estar higienizadas constantemente com álcool gel. O bebê jamais deverá ser fotografado se o profissional estiver com algum problema de saúde que seja contagioso.

O ponto mais importante em relação à segurança são as posições nas quais a criança será colocada. Apesar de os estilos mudarem de acordo com cada profissional, existem inúmeras poses que já são consideradas clássicos, mas que exigem muito cuidado e atenção de fotógrafos e assistentes. “O princípio do Newborn é a criança, em como ela vai reagir. Não faço nada que a deixe a criança desconfortável, eu não posso insistir em uma coisa quando eu percebo que o bebê não está se sentindo bem. Tem bebê que faz a pose apoiado nas mãos, tem outros que não fazem, por exemplo. Tudo depende do que eles permitem você fazer”, destaca Fer.

Silêncio e tranquilidade são as regras durante o ensaio, afinal, os recém-nascidos são extremamente sensíveis e captam sinais de nervosismo e ansiedade, o que pode deixá-los agitados. Para deixar o ambiente mais tranquilo, Fer, por exemplo, aposta no som do útero e em técnicas de Reiki, que ajudam tanto no trato com o bebê quanto os pais, que também precisam estar tranquilos durante o ensaio.

Para esses ensaios serem vantajosos, na medida do possível, para os bebês, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, indica que os pais conheçam o estúdio antes, para informar-se se o ambiente é propício para o conforto da criança. Da mesma forma, a pediatra Lúcia Diehl da Silva explica que o recomendado é que o bebê comece a dar os primeiros passeios depois de todas as vacinas completas, ou seja, após seus seis meses. “Aconselhamos que os bebês fiquem em casa para não se exporem muito a situações que podem adoecê-los. Deixá-los pelados, com ar condicionado, os predispõem a ficar doentes, além de que isso os tiram da sua rotina. Os ensaios new born não fazem necessariamente mal, porém, eles são feitos mais é para o gosto dos pais”, reitera Lúcia. Outros cuidados com os quais os pais devem ficar atentos são os de terem as mesmas preocupações em casa, se as fotos forem tiradas lá ao invés do estúdio. Os pediatras alertam que não devem usar nenhum tipo de maquiagens nos bebês.

 

Gostou? Compartilhe