Importância do controle do peso no tratamento contra o Câncer de Mama

Jureci Machado é nutricionista do Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica (CITO)

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Devido à sua grande prevalência no mundo, o câncer representa importante problema de saúde pública, considerando suas elevadas taxas de mortalidade, morbidade e custos no tratamento.

No Brasil, o câncer mais prevalente na população feminina é o de mama, sendo o de maior causa de morte entre as mulheres. A etiologia do câncer de mama é multicausal, podendo estar relacionada a fatores como sedentarismo, hábitos alimentares, faixa etária, sobre peso e certas exposições ambientais como uso de terapia hormonal, uso de anti- contraceptivos, assim como também alguns determinantes genéticos.

Sabe-se que o excesso de peso pode influenciar as chances do aumento da ocorrência da doença devido as alterações hormonais que ocorre devido ao excesso da adiposidade. No entanto, o próprio tratamento contra o câncer de mama favorece ao ganho de peso, para isso é necessário um controle rigoroso da alimentação para que contemple todos os nutrientes importantes para o equilíbrio da imunidade, mas com controle calórico.

Quando, uma mulher termina o tratamento, e ela descuida da alimentação e com isso aumenta o peso, as chances de ocorrência de um novo tumor são duas vezes maiores, por isso após o término é necessário adquirir hábitos de vida corretos, incluindo atividade física, e restrição de alimentos com alta densidade energética, como doces, gorduras, frituras, refrigerantes e alimentos refinados.

A inclusão de frutas, vegetais e principalmente, cereais integrais principalmente a linhaça, aveia, gergelim, chia e leguminosas como feijões e soja, auxiliam no controle hormonal, além de proporcionar saciedade, auxiliar no trânsito intestinal e favorecer elementos antioxidantes que ajudam na renovação celular, causam estímulo a melhoria dos hábitos de vida. Assim como já dizia Hipócrates considerado o pai da Nutrição “Que o teu medicamento seja o teu alimento”

 

 

Gostou? Compartilhe