Pode parecer que não, mas ter um pedacinho de chão paracultivar os seus próprios alimentos está ao alcance de qualquer um que queira dedicar um espacinho do seu lar à montagem de uma horta caseira. No caso das hortas, cuidar das ervas e temperos além de ser gostoso também pode ser uma terapia, e, segundo a arquiteta Graciele Sandri, mesmo para quem mora em apartamento, vale a pena estudar e reservar um cantinho para elas. “Os vasos são uma boa opção para criar uma horta doméstica organizada, com boa drenagem e sem sujar o chão”, explica.
Antes de descartar algum objeto de sua residência ou local de trabalho tente destiná-lo a outra função, por exemplo, como vaso ou suporte para plantas. Esta é a maneira mais fácil de aproveitar embalagens que antes iriam para o descarte. Garrafas pet, latas, pneus, recipientes de margarina e de leite, potes, entre outros, podem ser transformados em vasos. “Antes de definir o seu tipo de recipiente que será servir como vaso, faça um planejamento simples de como será feito o reaproveitamento de forma que a espécie e porte da planta, bem como o local onde você deseja colocá-la, sejam apropriados”, ensina a aquiteta.
O que plantar
-
Ervas aromáticas: salsa, coentro, tomilho, manjericão, oregãos, cebolinho, hortelã, poejo, alecrim, limonete, cidreira.
-
Frutos: morangos, mirtilos, framboesas, limões, laranjas, ameixas, dióspiros.
-
Legumes: alfaces, pimentos, tomates, courgetes, pepinos, cenouras, couve-coração, malaguetas, feijão, aipo, rabanetes.
Modelos de hortas:
-
Treliças são uma boa ideia para compor um simpático e saboroso jardim vertical. Feita com cabos de vassoura, podem ser instaladas em qualquer parede livre e que receba um pouco de luz. Outra opção é a treliça de bambu, que pode ser utilizada tanto apoiada no chão e na parede, quanto suspensa. Depois de escolhida a sua treliça, é só pendurar os seus vasinhos de ervas aromáticas.
-
Os canos de plástico de diâmetros diferentes e cortados em alturas diferentes, são uma outra opção para criar uma horta. É só pintá-los com tinta spray ou mantê-los na cor natural. As ervas ou verduras que escolher serão plantadas em vasos que se encaixem nos canos. Para isso, você deve encher os canos com pedras, tanto para que não tombem quanto para apoiar os vasos dentro deles. Está pronta sua horta.
-
Agora, se o seu espaço para montar sua horta caseira é delimitado, uma boa opção é reaproveitar latas de alumínio ou até mesmo panelas/acessórios de cozinhas que você não usa mais. Basta preencher com terra e um pouco de adubo e plantar suas ervas preferidas. Depois coloque-as na janela.
-
Restos de madeiras, também podem servir para compor a sua horta caseira. Fixadas na parede, elas servem como um “painel” para receber os potes de ervas que são fixados sobre elas. Utilize potes de vidro, requeijão, margarina ou até mesmo garrafa pet. Outra opção é reaproveitar os restos de madeira e criar um “quadro” com suas ervas escolhidas. Utilize as garrafas pet como vasos.
-
Os pallets de madeira são uma boa opção de horta, pois ficam encostados na parede ocupando muito pouco espaço de circulação. Basta pendurar ou colocar sobre o pallet os vasos ou adaptá-los para serem os próprios “vasos” das suas ervas escolhidas.