Nem curto e nem longo, o comprimento que está fazendo a cabeça das mulheres é o midi eas saias, em especial, ganharam um olhar a mais. Mas afinal, o que é midi? Como explica a consultora de moda e blogueira, Gisiele Baschera, o midi se caracteriza-se pelo comprimento abaixo dos joelhos, quatro dedos para ser bem específico. “Direto dos anos 50 e originário do 'New look' lançado por Christian Dior, após a segunda Guerra mundial, o midi voltou e promete ser o 'must have' do momento”, destaca, Segundo ela. É uma peça que acrescenta muita feminilidade e elegância ao look, deixando o visual muito sofisticado.
O que para muita gente parece roupa da vovó, é, na verdade, como explica a consultora, um clássico da moda que voltou com várias modelagens entre eles o lápis, o godê, o evasê, além do trapézio e dos plissados, todas dando muito charme à produção.
Apesar de as dúvidas em relação ao midi serem muitas, Gisiele garante que ela é mais versátil e funcional do que se pensa e pode ser usada tanto em produções noturnas quanto diurnas. E sim, qualquer uma pode usar, independente do tipo de corpo. “As baixinhas, por exemplo, podem sim usar, e devem! Basta apostar em uma modelagem evasê ou reta para não achatar a silhueta. Só não pode dispensar o salto!”, ensina. Para quem tem corpos nos formatos ampulheta, retangular e triangular, todos os modelos estão liberados. Já para as mais gordinhas, com corpo oval ou pêra, a dica a escolher modelos menos volumosos para não aumentar o quadril.
Midi no dia-a-dia
Para quebrar o ar de seriedade, a dica da consultora é agregar uma peça mais cool como a t-shirt que ajudará a criar um visual mais descolado e casual. “Nesse caso opte por modelos de saias com tecidos mais leves ou jeans”, explica. Nos pés invista em sapatilhas ou sandálias. A espadrille é uma aposta certeira também.
Dica: Para as mais ousadas, vale combinar o modelo de saia lápis com tênis, fica super estiloso.
Midi à noite
Para a noite, Gisiele sugere combinar as saias com regatas, blusas de seda ou camisas. “Dê preferencia para peças mais nobres e com shapes mais ajustados, você criará um ar de sofisticação ao seu look, podendo usá-lo em jantares ou festas mais formais”, destaca. Nos pés, vale invistir em scarpins, peep toe ou sandálias de salto fino. “Nunca use plataforma ou anabela. Pode detonar o seu visual”, alerta a consultora.