O calçado de lona, com solado de palha, muito conhecido dos tradiciolistas aqui do sul se reinventou. Hoje é muito comum encontrar alpargatas de todas as cores e modelos em vitrines e também nas ruas e nem é só pela questão dos festejos farroupilha, o calçado tipicamente gaúcho, usado com indumentárias tradicionais, tanto por adultos, quanto por crianças, virou fashion.
De acordo com a consultora de moda e blogueira, Gisiele Baschera, a alpargata – ou alpergata – é um calçado muito antigo e com uma origem controversa e, ao contrário do que muita gente pensa, não é popular apenas no Brasil. “Existem diversas versões sobre sua história. A mais conhecida é sobre a empresa São Paulo Alpargatas Company S.A, fundada pelo escocês Robert Fraser, que, por volta de 1908, se instalou em São Paulo. Ele que foi criador de fábricas na Argentina e no Uruguai e por isso é tão comum ver o calçado inserido nos seus trajes deles também”, conta. Há registros também de que os mesmo calçados foram usados por trabalhadores rurais na França (onde eram chamadas de espadrilles) e na Espanha.
Histórias à parte, o fato é que as alpargatas se repaginaram e tornaram-se muito populares no mundo da moda. Foi Yves Saint Laurent, em 1960, quem introduziu o calçado em seu desfile fazendo com que ficasse ainda mais conhecido e transformando o modelo da Chanel no mais desejado por fashionistas. O resultado foi que as alpargatas viraram febres nas ruas e tornaram-se as queridinhas de muita gente, principalmente pelo conforto que proporcionam. “Os modelos atuais são bem modernos, possuem diferentes tecidos e deixam o visual super cool É uma aposta bem versátil para compor looks para o dia-a-dia por conta do seu conforto associado à beleza”, explica Gisiele.
E para quem ainda não aderiu a essa febre, a consultora separou algumas dicas para incluir as alpargatas nas suas produções definitivamente. “A versatilidade da alpargata proporciona várias maneiras de usá-la em produções casuais, sendo para passear no final de semana ou bater perna durante o dia, então se joga!”, aconselha a consultora.
Confira:
Com shorts
De acordo com Gisiele, alpargatas com shorts formam a combinação perfeita para os dias quentes. “Você consegue criar um look charmoso e despojado”, destaca. A dica é incrementar com acessórios coloridos e bolsas modelo carteiro ou mini bag.
Com vestidos ou saias
Para as românticas que não dispensam vestidos e saias, Gisiele garante que as alpargatas estão liberadas. “Pode usá-la com todos os modelos, com certeza irá aliar feminilidade e estilo”, ensina. Entretanto, vale prestar atenção ao tecido da saia ou vestido. Alpargatas e tecidos nobres não formam uma boa dupla.
Com calças
Para a consultora, as combinações de alpargatas com calça são uma boa opção para usar no ambiente de trabalho, desde que sua profissão permita, claro, do contrário descarte ela totalmente. “Se quiser fugir do jeans tradicional, aposte nas candy colors (calças coloridas), elas funcionam super bem”, ensina. Já quem não curte, pode apostar em looks total jeans quebrando a mesmice com um modelo de alpargata colorido. “Uma dica é sempre dobrar a barra para dar uma ar mais fashion à produção”, lembra Gisiele.