Cuidados para eles

Alguns homens podem não admitir, mas a pele masculina também precisa de cuidados que vão além do barbear e são mais simples do que eles imaginam

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A pele do rosto é o cartão de visitas de qualquer pessoa, por isso merece uma atenção especial para mantê-la saudável e viçosa. A regra de dar atenção especial e de se dedicar a alguns cuidados diários valem tanto para mulheres quanto para homens. Isso mesmo, a pele masculina também precisa de cuidados que devem fazer parte da rotina, assim como o barbear, e esses cuidados nem sempre são iguais aos das mulheres.

O aspecto geral da pele masculina, segundo a dermatologista Erica Monteiro, é diferente do da mulher. A textura da pele dos homens é mais áspera e a camada que fica em contato com o meio ambiente é mais espessa. “A pele masculina é mais espessa que a feminina por causa, principalmente, da presença dos pelos terminais (pelo grosso e pigmentado) que recobrem a maior parte do corpo. Esta diferença é mais pronunciada no rosto, onde as mulheres possuem pelos velos (finos e claros)”, explica. Aliás, por mais incômoda que seja para alguns homens, a barba é também uma aliada: ajuda na proteção contra a radiação ultravioleta e também esconde irregularidades da pele como cicatrizer, manchas e vasos.

O fato de a pele masculina ser mais espessa influencia também no aparecimento das rugas. “A densidade de colágeno na pele dos homens é maior que nas mulheres em todas as faixas etárias. Com a mesma idade e tendo sofrido as mesmas influências extrínsecas de envelhecimento (exposição solar, tabagismo, ingestão alcoólica e hábitos alimentares), os homens apresentam rugas mais pronunciadas que as mulheres. Neles, as rugas ocorrem mais tarde que na mulher, mas quando aparecem são mais profundas e marcadas”, comenta a dermatologista.

Outra questão importante citada por Erica é o fato de os homens terem na face glândulas sebáceas em maior número do que as mulheres. Dessa forma, a pele masculina é duas vezes mais oleosa do que a feminina. “Por isso, os cuidados com a pele do homem e da mulher devem ser diferentes”, alerta.

E que cuidados são esses? Simples e sem drama. Para manter a pele sempre em ordem, a dermatologista recomenda produtos para lavar o rosto e remover a oleosidade e a sujeira. “Geralmente sabonetes com ácido salicílico e enxofre ajudam no controle da oleosidade”, ensina. Produtos em creme, loção cremosa e hidratantes oclusivos devem ser evitados. Opte por produtos em gel específicos para a pele masculina.

Quais são os tratamentos mais procurados por eles?

De acordo com Erica, o tratamento mais procurado pelos homens é para melhorar a qualidade da pele e atenuar as rugas. “Nestes casos, costuma-se indicar a aplicação de toxina botulínica e de substâncias de preenchimento”. Olheiras e problemas com a barba e os cabelos são queixas frequentes e, muitas vezes, os pacientes não sabem que é possível realizar tratamentos bons e eficazes para estes problemas. “Para as olheiras, dependendo do caso, o preenchimento suaviza rugas finas e/ou marcas de expressão com apenas uma aplicação. Em situações de barbas difíceis e pelos encravados pode-se fazer uso de laser”, finaliza.

Cuidados para cada tipo de pele

Os homens têm a pele do rosto mais oleosa por natureza. Entretanto, a pele dessa região é composta por áreas mais ou menos oleosas de acordo com sua localização. A região central da face, conhecida com zona T, é sempre mais oleosa por possuir mais glândulas sebáceas. Já a pele do restante do rosto tende a ser mais ressecada. Por esta razão, a pele do rosto na maioria das vezes será mista, com áreas mais oleosas e áreas mais ressecadas. Em geral, a pele seca descama mais e repuxa um pouco. Ocorre mais em pacientes acima de 45 – 50 anos. A pele normal tem boa hidratação e brilho natural. Já a pele oleosa, em geral tem mais brilho e pode exibir cravos e espinhas.

Aprenda como cuidar de cada tipo:

· Para pele normal: sabonete em barra ou gel e filtro solar diário são suficientes para mantê-la bem.

· Pele seca: use pouco sabonete, de preferência específico para peles ressecadas, e evite loções adstringentes; use hidratante facial diário, porém cuidado para não usar em excesso, pois pode causar acne.

· Pele oleosa: necessita da avaliação do dermatologista, em geral são usados loção adstringente e sabonete de controle de oleosidade, cremes secativos e ácidos que ajudam a controlar a oleosidade. Sempre sob prescrição médica.

Cuidados para cada idade

- 20 anos: fotoproteção e higiene.

- 30 anos: fotoproteção, higiene e hidratação para os que sentirem que a pele fica mais seca.

- 40 e 50 anos: tudo que foi dito anteriormente e avaliação da pele uma vez por ano para buscar lesões cancerosas. Início dos tratamentos estéticos como toxina botulínica e preenchimentos.

No geral, os cuidados básicos devem incluir proteção contra o sol com o uso de filtros solares, bonés, chapéus, vestimenta adequada. Limpeza com sabonetes adequados e que controlem a oleosidade.

 

 

Gostou? Compartilhe