Na noite da última quinta-feira (12) foi lançado o 10º Congresso Médico de Passo Fundo e o 1º Congresso Internacional de Prevenção da Violência – Por Uma Cultura de Paz. Ambos os eventos são promovidos pela Associação Médica do Planalto (Ameplan) e serão realizados de 27 a 30 de abril de 2016 no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). As atividades contam com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Medicina da UPF, Faculdade de Medicina da Imesd, Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Amrigs, Cremers, Simers e Centro de Professores de Medicina da UPF (Ceprom).
Na edição que será realizada no ano que vem, o congresso vai apresentar algumas novidades. A principal delas é que, pela primeira vez, será monotemático, e irá aborar as urgências e emergências. De acordo com a presidente da Ameplan, a médica Sabine Chedid, a opção por fazer a abordagem acerca deste tema levou em consideração que boa parte dos temas relacionados à saúde necessariamente refletem no atendimento das emergências, nas mais variadas especialidades.
Para a próxima edição são esperados pelo menos 1.200 conferencistas, número que foi atingido na edição de 2014. Isso porque, segundo da presidente da Comissão Científica do congresso, a médica Cristine Castro, o evento tem como um dos objetivos proporcionar a atualização e estimular a pesquisa entre os profissionais e os estudantes. Cristine também confirmou o nome do palestrante da abertura oficial do evento, no dia 27 de abril, às 20h: o secretário de Segurança do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Benincá Beltrame. Estão confirmadas ainda presenças de palestrantes de outros países, como é o caso do professor da Harward, Adriano Piris.
As datas, debates inscrições e demais informações sobre os dois congressos podem ser obtidas através do site www.congressomedicopf.com.br.