Foi-se o tempo em que roupas em tamanhos grandes precisavam ser lisas e sem graça. Hoje, vestir o chamado plus size é apenas um detalhe na hora de montar um look, já que o mercado percebeu que as consumidoras queriam mais que o básico e agora oferecem ótimas opções nesse segmento.
Ao contrário do que muito gente pensa, assim como para qualquer pessoa, com qualquer peso ou altura, para se criar composições harmoniosas, é necessário conhecer o próprio corpo e definir o que deseja evidenciar. “É fundamental para mulheres que usam plus size não ter vergonha de exibir sua silhueta por aí, porque a beleza existe em todos os corpos, seja ele cheinho ou não”, lembra a consultora de moda e blogueira Gisiele Baschera.
E com a chegada do verão, surgem muitas dúvidas na hora de escolher as melhores peças para vestir, por isso, Gisiele separou algumas dicas preciosas para quem não quer erra no look. “Independente do seu corpo, você pode usar o que quiser, só é necessário alguns cuidados para não evidenciar demais seus pontos fracos, o bom senso nesse caso é seu maior aliado e o exercício de experimentar também. Realce sua beleza sempre, independente do seu manequim”, destaca.
Comprimento
Segundo Gisiele, o comprimento ideal para as saias e shorts é um pouco acima do joelho para não evidenciar demais o quadril. E sim, o estampado é totalmente permitido. “Invista sem medo em peças com prints bacanas, só tome cuidado com cores muito berrantes”, ensina. Vale ficar atenta apenas em um detalhe: sempre que usar estampa na parte inferior, equilibre a parte superior com uma peça lisa, assim não haverá exageros.
Modelagem
Para os vestidos, a consultora explica que a regra do comprimento é a mesma, mas é preciso prestar atenção na modelagem. “Prefira os shapes mais soltos e que marquem a cintura, porque valoriza as formas do corpo deixando você mais elegante”, comenta. Outra opção são os clássicos modelos envelope ou transpassado com decote em V. “Fujam das peças muito justas e coladas, elas detonam o visual de acabam com a silhueta”, alerta Gisiele.
Calças
Quem não gosta de mostrar as pernas pode apostar na boa e velha calça. Dê preferência pelo modelo flare, ele alonga a silhueta e disfarça o quadril. “Você pode usar outra modelagem também, porém nunca justa demais, prefira cortes retos e procure usar blusas na metade do quadril ou jogue uma terceira peça para equilibrar o visual e não deixar o bumbum muito a mostra”, explica a consultora.
Braços de fora
E nada de esconder os braços, até porque o verão promete muito calor. Aposte sim nas regatas, mas tenha cuidado ao optar por pe;cas com a alça mais larga e com uma modelagem mais soltinha. Evite peças com aberturas nas costas e decotes mais profundos.