Programa de Residência HC/UPF/SMS tem trabalhos científicos apresentados

Os acadêmicos apresentaram dois trabalhos científicos desenvolvidos no Hospital da Cidade, que abordaram a manifestação herpética de zoster em paciente com câncer de boca e o manejo cirúrgico em fratura de mandíbula atrófica.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os acadêmicos do Programa de Residência em Área Profissional de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, Gabriela Felin e Pedro Henrique Signori participaram da 31° Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da UPF. Os acadêmicos apresentaram dois trabalhos científicos desenvolvidos no Hospital da Cidade, que abordaram a manifestação herpética de zoster em paciente com câncer de boca e o manejo cirúrgico em fratura de mandíbula atrófica.

O evento possibilitou a interação da comunidade acadêmica e profissional com pesquisadores e profissionais das diversas áreas odontológicas, além de promover discussões acerca de novos tratamentos e abordagens destes temas. “As terapias oncológicas, como a radioterapia e quimioterapia, podem afetar adversamente a função imunológica dos pacientes, sendo comum a incidência de herpes zoster em pacientes oncológicos. Estudos relatam que a terapia com radiação é um fator de risco para o herpes zoster e que sua manifestação se dá na região ou próximo da área de tratamento com radiação. O tratamento multiprofissional envolvendo pacientes com manifestação herpética de zoster em paciente com C.A de boca é fator primordial para o sucesso.

A história médica do paciente pode auxiliar no diagnóstico precoce desta infecção viral, bem como as manifestações clínicas. Quando abordamos sobre o manejo de pacientes com fratura de mandíbula atrófica, reiteramos a importância de se obter melhor estabilização possível da fratura e o auxílio de outras especialidades, fundamental para o sucesso do tratamento”, ressalta a cirurgiã dentista, Gabriela Felin, residente do Programa de Residência em Área Profissional de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais desenvolvido pelo Hospital da Cidade em parceria com a Universidade de Passo Fundo e Secretaria Municipal de Saúde. O Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS possui 31 residentes, que atuam nas áreas de Cardiologia, Atenção ao Câncer e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

 

Gostou? Compartilhe