7 alimentos para nutrir seu cérebro de forma saudável

ARTIGO: Por Rocío Río de la Loza

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma dieta pobre pode afetar de forma negativa sua mente. Diminuição da memória, redução da capacidade de atenção e aprendizado, assim como mudanças no estado emocional, a forma de comunicar-se e interagir com as pessoas são algumas das consequências. Por isso é importante alimentar-se de uma forma saudável.

À medida que envelhecemos sofremos uma deterioração cognitiva. O cérebro acaba mais lento para o processamento da informação por falta de exercícios e cuidados. Além disso, os sinais enviados desde nossos cinco sentidos ficam mais frágeis e se produz uma redução na produção de substâncias químicas no cérebro. Entretanto, ter uma dieta nutritiva, incorporar hábitos saudáveis e levar um estilo de vida equilibrado pode ajudar a frear este processo natural.

Confira uma lista dos sete alimentos recomendáveis para nutrir seu cérebro de forma saudável:

1. Consumir duas porções de verduras todos os dias, como acelga, couve, repolho, aipo, alface, ervas aromáticas, espinafre e alcachofra.

2. Obter suas doses de ácidos graxos Omega 3 ao consumir sardinha, atum, salmão, manjuba, algas marinhas, nozes, chia e sementes de linhaça. E reduzir a ingestão total de gorduras saturadas (como manteiga) e evitar as gorduras trans.

3. Comer uma grande quantidade de alimentos ricos em vitamina E como as amêndoas, avelãs, pinhões, sementes de girassol, abóbora, sésamo, batata, papaia, azeitona, abacate, folhas de mostarda e damasco.

4. Aumentar a ingestão de vitaminas B; como frutos do mar, lácteos, ovos, carne de vaca, fígado, frango, legumes, cereais, pão de trigo integral, grãos inteiros, verduras com folha verdes escuras, hortaliças crucíferas, nozes, pepinos, aspargos, banana e cogumelos.

5. Ingerir frutas com alto teor de antioxidantes como melancia e amora. Diferentes estudos ainda revelaram que os mirtilos melhoram a memória dos adultos.

6. Começar a utilizar canela em seus pratos. Um estudo demonstrou que esta espécie tem uma ação neuroprotetora porque alivia os efeitos negativos de uma dieta alta em frutose e gordura.

7. Beber muita água. Entre 2,5 e 3 litros (13 copos) para os homens e dois litros (9 copos) para as mulheres.

Por outro lado, é recomendável fazer atividades físicas. O ideal é praticar um esporte aeróbico três vezes por semana durante 40 minutos e cuidar das horas de sono. Desafie também seu cérebro com diferentes exercícios: montar um quebra-cabeça, fazer malabares, memorizar a letra de uma música ou fazer uso de sua visão periférica (olhar um ponto fixo, sem mover a cabeça e conscientemente colocando atenção aos objetos que estão em ambos os lados, é dizer, em um ângulo de 180 graus). Tratar de aprender um novo idioma ou tocar um instrumento musical. Inclusive, socializar em uma festa e visitar um museu são atividades adicionais que mantém uma mente ativa.
Por tanto, para ter uma vida saudável é necessário incorporar hábitos saudáveis a sua rotina. Neste sentido, também é importante educar os mais jovens a adotar estas atitudes desde cedo para que no futuro te agradeçam.

Rocío Río de la Loza é Health Coach

 

 

Gostou? Compartilhe