Quase 60% dos brasileiros não usam filtro solar diariamente

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o indicado é que a reaplicação seja feita após duas horas, já que após esse período o poder de filtrar as radiações UVA e UVB é reduzido.

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os dias ensolarados estão predominando desde o inverno, este ano. E a expectativa é que nada mude até a chegada do verão, período de altas temperaturas e maior exposição aos raios solares, quando a pele requer ainda mais proteção. Entretanto, os brasileiros deixam a desejar na hora de proteger a pela e se expõem a males como queimaduras, ressecamento e até câncer de pele. 

Uma pesquisa do Instituto Mauricio Pupo de Educação e Pesquisa (Ipupo) mostrou que 57% dos entrevistados não passam protetor solar todos os dias. Outros dados do levantamento, feito com 1.024 pessoas, entre 18 e 65 anos, divulgado em janeiro deste ano, são preocupantes - 19% dos entrevistados usam o fotoprotetor apenas quando vão à praia, piscina ou caminhada e 71% não reaplicam o produto. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o indicado é que a reaplicação seja feita após duas horas, já que após esse período o poder de filtrar as radiações UVA e UVB é reduzido.

Entre os entrevistados pela pesquisa do Ipupo, 70% não aplicam o filtro solar em dias nublados ou chuvosos. Porém, as nuvens não filtram a radiação e graves queimaduras de pele podem ocorrer mesmo nesses dias. Além disso, 86% não perguntam ao dermatologista qual melhor indicação de protetor solar para o seu tipo de pele.

Gostou? Compartilhe