Mulheres com 40 anos já costumam sentir os "calores" característicos da menopausa e a menstruação se torna cada vez mais espaçada. Mas de acordo com o especialista em reprodução feminina da Insemine e professor da UFRGS, João Sabino, a mulher que está na fase chamada de climatério, a pré-menopausa, tem chances de engravidar espontaneamente. "Mesmo com a produção de hormônios e ovários em baixa, pode haver ovulação e ocorrer então a concepção", explica o especialista.
Mesmo sendo uma gravidez espontânea, ela é considerada de risco, devido à idade da mãe. "A saúde da mulher entra em um certo declínio a partir dos 35 anos, o que exige cuidado especial na gravidez, para proteger a saúde da mãe e do filho", diz o especialista. É preciso ter acompanhamento médico regularmente e realizar o pré-natal, pois há maior risco de síndromes genéticas, abortamento, diabetes gestacional, hipertensão arterial e trabalho de parto prematuro.
Sabino ainda diz que a mulher no climatério pré-menopáusico precisa estar atenta aos sintomas de gravidez. "Apesar dos sintomas não mudarem, a mulher não relaciona, muitas vezes, os enjoos e a sensibilidade na mama com gravidez, pois a característica mais comum dela é a suspensão da menstruação e isso essa mulher já tem", afirmou.
Entenda sobre a menopausa
A menopausa é a ausência de menstruação durante 12 meses consecutivos. Não há uma idade exata para acontecer, em média, ocorre entre os 45 e 55 anos. É um estágio na vida da mulher em que ocorrem transformações no organismo feminino, aumentando a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças.