Dias ensolarados são um convite para sair de casa e, por que não, aproveitar o tempo mais quente para praticar esportes e fazer exercícios ao ar livre. Parques e praças são lugares ideais para isso. Em vários parques existe o aluguel de bicicletas e patins; para quem não é muito fã de rodas, vale checar os espaços reservados para vôlei, futebol, tênis, caminhadas, corridas, alongamentos e até a novidade do momento, o cross fit, praticado geralmente em grupos e com a supervisão do personal trainer.
Segundo Marcos Soares, personal trainer, não existe restrição de idade para a prática esportiva ao ar livre. “Desde crianças, já fazemos força para virarmos no berço, para engatinhar e agachamos. Exercitar-se é algo natural, porém deve ser feito com supervisão para evitar lesões e exageros. Existem também restrições médicas individuais, que devem ser sempre respeitadas. Ao ar livre, é necessária a proteção solar e, claro, hidratação e boa alimentação antes e depois do exercício. Exercitar-se em jejum ou sem se hidratar são erros perigosos. Outra coisa é o cuidado que deve ser tomado com as cargas de exercícios, que devem ser adequadas pelo instrutor”, ele afirma.
O personal trainer diz que as atividades físicas e esportes podem ser praticados ao ar livre em dias mais quentes. “É importante que se respeitem os horários do exercício, de preferência até as 10h ou após as 16h, para evitar os horários de pico do sol. Ter uma garrafinha de água sempre à mão é fundamental”, sugere.