Dar uma volta no quarteirão na capital chilena para garantir um ano repleto de viagens ou fazer panelaço para celebrar o Réveillon em Lisboa, não importa em que canto do mundo você esteja, cada país tem o seu jeito de comemorar a chegada de um novo ano. Por isso, com a ajuda de consultores de uma agência de viagem, selecionamos as tradições mais curiosas ao redor do mundo. Dá uma olhada:
Dar uma volta com uma mala vazia em um quarteirão no Equador
Durante o período do final de ano, a tradição de andar em um quarteirão com uma mala vazia garante um próximo ano repleto de viagens para os equatorianos. Outro costume típico do país é celebrar a festa de "Año Viejo", em que grandes bonecos de papel mache são queimados no primeiro minuto do ano novo como forma de apagar os fracassos do ano que se passou.
Assistir à queda de uma bola de cristal na Times Square, em Nova York
Todo final de ano, turistas e nova iorquinos vão às ruas para assistir, em meio à multidão, à queda da famosa bola de cristal que marca a virada de ano na Times Square e, em seguida, apreciar os fogos no Central Park.
Réveillon em cemitério no Chile
No Chile, as comemorações de fim de ano são realizadas não só com os vivos, mas também com os entes mortos: os cemitérios permanecem de portas abertas para que os familiares se reúnam durante a virada de ano, onde centenas de pessoas se aproximam de seus parentes com velas e flores.
Trocar presentes na virada de ano em Istambul
Na Turquia, as comemorações de Natal não são muito comuns - já que o país possui forte presença mulçumana. Entretanto, famílias e amigos trocam presentes justamente durante a virada do ano. Para celebrar a data, os turcos costumam assistir à queima de fogos de artifício na praça Taskim, em Istambul.
Comer doze uvas e fazer panelaço em Portugal
No país lusitano, bater panelas e atirar louças pelas janelas das casas é um costume típico durante a virada do ano. Outra tradição famosa no país é o ritual de comer 12 uvas - cada uma representando um mês do novo ano, para purificar e começar o ano bem.
Mergulho do urso polar na Inglaterra
Na Inglaterra, onde o Ano-Novo coincide com o período mais frio do ano, a tradição é dar o chamado "mergulho do urso polar" em águas congelantes para angariar fundos para instituições.